Tanto Simão Barbosa França quanto Domingos José Vieira não poderiam por sí sós levar a cabo a empresa da fundação. O sucessor do Morgado de Mateus, Martim Lopes Lobo Saldanha, os substituiu por Salvador de Oliveira Leme, o Sarutaiá, a quem nomeou primeiro capitão-mór de Itapetininga, apesar de residir em Sorocaba.
O Sarutaiá continuou em Sorocaba e viajava e passava temporadas em Itapetininga. Só a sua alcunha é motivo para uma lenda. Nativos lhe deram? Ou talvez fosse apenas apelido familiar? Em casa dos paulistas do século 18 falava-se guarani.
Era, por certo, uma das muitas palavras dos nativos da terra que passaram ao uso e depois morreram, ao contrário de tantas outras que então em pleno vigor e até mesmo nos dicionários.
select * from fontes where report = 24314 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.