'Conflitos 0 29/10/1816 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1812
1813
1814
1815
1816
1817
1818
1819
1820
Registros (51)Cidades (27)Pessoas (33)Temas (37)


Conflitos
    29 de outubro de 1816, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


Exm. Snr : - mais de uma vez se encontra em papeis antigos confrontações de similhante natureza, porém , o Padre Fr. Anselmo da Annunciação que immediatamente foi tomar posse, por explicação do mesmo doador, sempre reco nheceu por demarcação do terreno doado da ponte velha, mais abaixo da existente, até o Rio dos Cuuros, na lingua da terra , Ceopirira, hoje corrompido em Supiriri, e dahi a sahir ao campo, moradia do dito Braz Esteves, e da largura do Rio, indo contestar com Diogo do kego e Mendonça até sahir ao campo hoje conhecido de Itapiva: Este foi o terreno doado, unicamente com o onus de 13 missas annuaes, como se vê pelo documento n . 1.

Acontece, porém , Exmo. Snr. que quando se mudou a Villa, que primeiramente era fundada no lugar denominado Itarireoú , legua e meia dis tante do novo mosteiro, para o local em que existe, em 1665, desde logo principiaram os choques entre a Camara e o Presidente do mosteiro, sobre quererem os Camaristas se nhorearem -se das nossas terras para o Rocio desta Villa. Já ve Exm . Snr. que os predecessores da Camara actual não podiam dos bens do Conselho, dar-nos terreno algum para patrimônio, visto que a nossa existência e doação das terras em Sorocaba, são anteriores ao predicamento de Villa.





"A Sagrada Família"
Data: 01/01/1550
Créditos/Fonte: Agnolo di Cosimo (1503-1572)
Holy Family with St. Anne and the Infant St. John


ID: 5379


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.