'“História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos”. Jesuíno Felicíssimo Junior 0 01/01/1969 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1965
1966
1967
1968
1969
1970
1971
1972
1973
Registros (117)Cidades (42)Pessoas (168)Temas (152)


   1969
“História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos”. Jesuíno Felicíssimo Junior
      Atualizado em 25/02/2025 04:40:03

•  Imagens (12)
•  Fontes (1)
  
  
  


Antes vem o mestre Bartolomeu Fernandes, que o Autor apresenta como Bartolomeu Gonçalves e tinha ainda tratado e respondendo pela alcunha de Bartolomeu Carrasco, ferreiro contratado no Reino para atender, por dois anos, os reclamos de obras de ferro da armada e dos integrantes desse primeiro estabelecimento luso em solo brasileiro.

A alcunha de "Carrasco", no ambiente vicentino de então, era designativa do ofício de "ferreiro". Pondo-se à margem a interpretação dada à alcunha de "Carrasco", o certo é que é Américo de Moura (1881-1953) em "Os Povoadores do Campo de Piratininga", escreve: "Um mestre Bartolomeu, cujo apelido era Carrasco, em 1560, era senhor de terras no planalto à beira do Jurubatuba, e em 1571 já era falecido, tendo deixado herdeiros. [História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos, 1969. Jesuíno Felicíssimo Junior. Página IV]

Quanto a Bartolomeu Gonçalves, a mesma fonte, Américo de Moura (1881-1953), louva-se em Frei Gaspar (1715-1800), frisando: "Como se lê em Frei Gaspar, em nota à descrição d Santos, veio com Martim Afonso, e durante mais de vinte anos FOI O ÚNICO FERREIRO da Capitania, um mestre Bartolomeu, que primeiro se chamava Domingos Gonçalves, o qual em 1555, tendo mulher e filhas, obteve de Brás Cubas grande sesmaria em Santos".

É certo que este "mestre dos primeiros ferreiros que transpuseram a serra" mudou o nome de batismo de tal forma que, diz Américo de Moura (1881-1953), "poderia disputar a Bartolomeu Antunes a identificação por mim suposta como Bartholomeu Camacho"...

Entretanto, há entre os numerosos Fernandes, um Bartholomeu a que uo autor se refere como "um segundo Bartholomeu Fernandes que a História registra, possivelmente descendente em 1a. linha de seu homônimo reinol", como há, também, outro Bartholomeu Gonçalves, este mameluco, filho do Padre Adão Gonçalves (antes de entrar para a Companhia de Jesus), nascido em 1548, que entrou e faleceu na Companhia (Serafim Leite, História I, 576, 577, "Cartas" III, 191, 353).

Américo de Moura (1881-1953) investigando a origem de Bartholomeu Fernandes não conseguiu descobri-la, mas atribuiu a ele e não à mulher o "nome CABRAL que aparece em sua descendência".

Também, foi ferreiro e era analfabeto. O autor está em plena concordância com as melhores fontes, quando refere que o dito ferreiro "foi intimado e não ensinar seu ofício a um mameluco ou nativo de sua adoção". De fato, em 1579, intimaram-no "a não ensinar o oficio a um nativo que tinha em casa".

E em 1580 (Américo de Moura, 1881-1953), a cominação foi mais forte: era ele obrigado a expulsar de casa o nativo Gaspar". Vê-se que não é fácil deslindar o caso do Mestre Bartholomeu: três pessoas distintas ou uma só, como pretende o Autor, com três nomes diferentes? [História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos, 1969. Jesuíno Felicíssimo Junior. Página V]

Mestre Bartholomeu prestou valiosos serviços na fundação de Santos e, afeiçoando-se à nova terra, veio, após cumprir o prazo de sua contratação, fixar-se, para sempre, nos Campos de Piratininga (peixe sêco), tornado-se um dos seus primeiros povoadores e Senhor de grande trato de terras nas bandas de Jeribatuba (sítios dos Jiribás), ás margens do rio deste nome, hoje conhecido por Pinheiros, então encravado nos domínios do grande Cacique Caiubi.

Tudo indica que Mestre Bartholomeu, falecido em torno de 1566, não só deixou descendência ativa, que também se devotou á sua arte produzindo pequenos artefatos de ferro comerciados ao longo do Jurubatuba, do Anhembi e do Tamanduateí, mas ainda instalou forja á margem esquerda do Jurubatuba, cuja existência, em 1554, foi citada por Anchieta, que mais tarde, em torno de 1560, fundou nas proximidades, a aldeia de Santo Amaro. [História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos, 1969. Jesuíno Felicíssimo Junior. Página 1]

Em 19 de julho de 1601, D. Francisco de Souza suspendia a franquia para mineração, excetuando dêsse impedimento os dois Sardinha e, em 1601, fazia seguir, terra adentro, a bandeira de Nicolau Barreto, levando, entre seus integrantes, o intrépido Afonso Sardinha, o moço, que morreu em 1604, em pleno sertão, quando a bandeira já estava de regresso, após mais de 2 anos de internação, trazendo 3000 nativos preados. [Página 8]

No seu segundo governo, D. Francisco de Souza esteve em São Paulo em novembro de 1609 para registrar um grande número de alvarás, provisões e ordens régias e seguiu logo para Araçoiaba, com o propósito de reanimar o empreendimento metalúrgico e mineiro alí em decadência. A povoação espontânea que começara a desenvolver-se junto ao morro foi incentivada por D. Francisco de Souza que, também, procurou incrementar a produção de ferro. Nessa sua viagem de volta e incursão, se fez acompanhar de Cornélio de Arzão, natural de Flanders, que veio com a missão especial de construir os engenhos das minas, mediante o salário anual de 200 cruzados. Empreendedor e ativo, Arzão, em 1610, construiu a Igreja Matriz de São Paulo e foi o primeiro que, em 1613, introduziu nos campos de Piratininga a lavoura de trigo e construiu um moinho no Anhangabaú. Arzão, tronco de numerosa e notável descendência, teve vida ativa e atribulada, sendo excomungado em 1618, encarcerado e seus bens sequestrados. [Página 10]

Essa epopéia ficou imortalizada nas 4 primeiras linhas da oração-poema "Monumento das Bandeiras", de inspiração e lavra de Guilherme de Almeida, o Príncipe dos Poetas Brasileiros, assim gravadas: “Voltou aquele que arrancou o flanco do Jaraguá o ouro primeiro, e foi bater no Araçoiaba o ferro em brasa...” (Página 11)

Sendo certo que Meste Bartholomeu frequentara estas paragens de 1535 a 1566, é admissível, que sua curiosidade, habilidade de improvisação e conhecmento da arte aliadas ao fato de que também se reduzia minério em forjas de ferreiro, possívelmente, o levaram a utilizzar este minério para sua conversão em artefatos de ferro, ficando aceitável a suposição de poder ter sido este local o verço do 1o. empreendimento siderúrgico do Brasil e das Américas. Se tal suposição, não for exata, tal galardão continuará com Araçoiaba, mantendo-se Ibirapuera, em 2o. lugar, como geralmente se considera.

Em 23 de setembro de 1619, André Fernandes que em 1580, ao lado de seu pai e de sua mãe, participou da fundação de Santa Ana de Parnaíba, obteve do Capitão-Mór de São Vicente, Gonçalo Correia de Sá, uma sesmaria de terras com minas em Ibituruna. Nessa ocasião seu irmão Balthazar Fernandes também obteve sesmaria no Porto das Canoas, vizinha da de André, e levantou em Parnaíba um forno para fundição de ferro que, em 1645, foi sequestrado e desmontado em consequência de denúncia e representação de Francisco Jorge ao Juiz Ordinário Paulo do Amaral. Foi mais um dos Fernandes e talvez o último, que viu seu pendor de ferreiro e fundidor embaraçado pela autoridade oficial.

Não obstante o empenho dos paulistas em ter sua própria siderurgia, o ofício de ferreiro continuou a ser severamente fiscalizado e vemos, em 1624, Clemente Alvares, grande minerador e prático de forja, ser punido das atividades pouco obedientes as prescrições impostas pela Câmara de São Paulo, em 1626 por "causa crime". [Página 15]

(...) chegou á vila de São Paulo atrapudi pela fama das descobertas dos Sardinhas, pai e filho, aos quais se mostrara grato e dedicara consideração especial, dando-lhes plena liberdade nas suas iniciativas minero-metalúrgicas. Já em 23 de maio de 1599, acompanhado de grande e imponente séquito, constituído de fidalgos coloridamente trajados, técnicos, infantes e nativos, sob o som de música marcial, partiu rumo ao Araçoiaba, ali permanecendo, desta feita, 7 meses.

Nêsse interim, na esperança de incrementar não só a produção de ferro ali iniciada, mas também a de ouro escassamente verificada, erigiu no Vale das Furnas, próximo ao engenho de fabricação de ferro, uma povoação sob o patrocínio de Nossa Senhora de Monte Serrate, de sua reconhecida devoção.

Entre os técnicos de seu cortejo, nessa incursão, a História registra os nomes do engenheiro Geraldo Bettink (Betim), do mineiro Jacques Oalte, ambos teuto-holandeses, e de Sardinha, o moço. Nêsse interim, providenciou a provisão de 27 de maio permitindo que quaisquer pessoas pudessem minerar pagando o quinto á Fazenda.

O Engenheiro Betim não prestou grande contribuição para o desenvolvimento de Araçoiaba mas, posteriormente, fixou-se em São Paulo, casando-se com Custódia Fernandes, filha do "reinol" Manoel Fernandes e da notável matrona paulista Suzana Dias, vindo transmitir seus conhecimentos especializados em mineração e metalurgia a seus cunhados e parentes afins, que foram integrantes das primeiras levas dos Bandeirantes.

Em 19 de julho de 1601, D. Francisco de Souza suspendia a franquia para mineração, excetuando dêsse impedimento os dois Sardinha, em 1601, fazia seguir, terra adentro, a bandeira de Nicolau Barreto, levando, entre seus integrantes, o intrépido Afonso Sardinha, o moço, que morreu em 1604, em pleno sertão, quando a bandeira já estava de regresso, após mais de 2 anos de internação, trazendo 3.000 nativos preados. Em testamento feito ás portas da morte, ditado ao padre João Alvares, declarou possuir mais de 80 mil cruzados (32:000$000) de ouro que extraiu das minas de Santa Fé e Jaraguá.

Em 1602, D. Francisco de Souza foi substituído no Governo Geral do Brasil por D. Diogo Botelho, permanecendo em São Paulo até 1605, só voltando à Espanha face sua convocação pela carta régia de 19 de março de 1605. Na Espanha, D. Francisco tratou de preparar seu regresso ao Brasil em nova investidura.

Durante a sua ausência, os moradores do Vale das Furnas trasladaram-se para Itavuvu, ás margens do rio Sorocaba, 2 léguas a nordeste de Araçoiaba e cerca de meia légua a jusante da barra do rio Pirajibú, à sua margem direita. Regressando da Espanha em 1610, D. Francisco de Souza conformou-se com o êxodo de Araçoiaba, mas mudou o nome de Itavuvu ou Itapeboçu para São Filipe, em homenagem a Filipe II da Espanha e I de Portugal, mandando instalar um pelourinho, para atribuir-lhe fotos de autonomia e câmara. (“História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos”, 1969. Jesuíno Felicíssimo Junior. Página 8 e 9)



História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página IV


ID: 11367


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página V


ID: 11368


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 1


ID: 11369


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 6


ID: 12457


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 8


ID: 11361


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 9


ID: 11360


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 10


ID: 11359


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 11


ID: 11362


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 13


ID: 11363


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 14


ID: 11364


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 15


ID: 11365


História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos
Data: 01/01/1969
Créditos/Fonte: Jesuíno Felicíssimo Junior
Página 23


ID: 11366



[22667] “Memórias Para a História da Capitania de São Vicente”, Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800)
01/01/1797

1500ID: 27377
Nascimento de Bartolomeu Camacho
Atualizado em 25/02/2025 04:46:50
•  Fontes (2)
  
  
  

1505ID: 237
Possível nascimento do Mestre Domingos Gonçalves
Atualizado em 25/02/2025 04:40:00
  

1518ID: 267
Possível nascimento
Atualizado em 25/02/2025 04:40:08
  

3 de dezembro de 1530, quarta-feiraID: 12955
A esquadrilha portuguesa de Martim Afonso de Sousa partiu de Lisboa
Atualizado em 07/04/2025 23:36:15
•  Imagens (3)
•  Fontes (22)
  
  
  

1535ID: 24541
Meste Bartholomeu frequentara estas paragens
Atualizado em 25/02/2025 04:40:03
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  

1540ID: 26931
Casamento de Rodrigo Alvares e Catarina Ramalho
Atualizado em 25/02/2025 04:46:31
•  Fontes (12)
  
  
  

1553ID: 474
Procurador do Concelho
Atualizado em 25/02/2025 04:40:14
•  Fontes (2)
  

1554ID: 26207
Portugueses romperam o acordo, subiram a Serra do Mar, e fundaram a...
Atualizado em 31/03/2025 03:19:45
•  Fontes (5)
  
  
  

março de 1554ID: 22438
Expedição planejada por Thomé de Souza; (...) notícia dada pelo Pad...
Atualizado em 25/02/2025 04:39:03
•  Imagens (3)
•  Fontes (6)
  
  
  

25 de janeiro de 1555, terça-feiraID: 20150
Bras Cubas concede sesmaria ao ferreiro "Mestre Bartolomeu", chamad...
Atualizado em 25/02/2025 04:42:55
•  Imagens (3)
•  Fontes (8)
  
  
  

12 de agosto de 1560, sexta-feiraID: 23327
Registro de terras
Atualizado em 25/02/2025 04:47:13
•  Imagens (2)
•  Fontes (6)
  
  
  

11 de novembro de 1560, sexta-feiraID: 15157
Padre José de Anchieta ergueu a Capela de Nossa Senhora da Escada e...
Atualizado em 25/02/2025 04:40:32
•  Imagens (5)
•  Fontes (9)
  
  
  

26 de janeiro de 1566, quarta-feiraID: 21045
“Tudo indica o falecimento de Mestre Bartholomeu”
Atualizado em 25/02/2025 04:40:01
•  Fontes (2)
  
  
  

3 de setembro de 1571, sexta-feiraID: 27234
Documento
Atualizado em 25/02/2025 04:46:43
•  Imagens (1)
•  Fontes (2)
  
  
  

4 de fevereiro de 1572, sexta-feiraID: 27233
“confirmando a mudança do nome de Domingos para Bartolomeu”
Atualizado em 25/02/2025 04:46:43
•  Imagens (2)
•  Fontes (6)
  
  
  

19 de junho de 1578, segunda-feiraID: 21051
Intimou-se o único ferreiro da vila de São Paulo, para que, sob pen...
Atualizado em 25/02/2025 04:40:06
•  Imagens (1)
•  Fontes (5)
  
  
  

1580ID: 6760
Nascimento de Balthazar Fernandes no Ibirapuera, filho de Manuel Fe...
Atualizado em 25/02/2025 04:39:17
•  Imagens (2)
•  Fontes (18)
  
  
  

13 de novembro de 1592, sexta-feiraID: 7944
Em seu Testamento descreve seus bens, especialmente uma grande Faze...
Atualizado em 25/02/2025 04:40:22
•  Imagens (3)
•  Fontes (4)
  
  
  

5 de maio de 1599, quarta-feiraID: 13718
D. Francisco chegou a São Paulo em maio de 1599 com grande comitiva
Atualizado em 25/02/2025 04:41:45
•  Fontes (21)
  
  
  

14 de julho de 1601, sábadoID: 9119
Dom Francisco mudou o pelourinho, enviou moradores mas somente os "...
Atualizado em 25/02/2025 04:40:28
•  Imagens (4)
•  Fontes (10)
  
  
  

19 de julho de 1601, quinta-feiraID: 20601
Dom Francisco proibiu quem quer que fosse, exceto os Sardinha, de b...
Atualizado em 25/02/2025 04:41:37
•  Imagens (2)
•  Fontes (12)
  
  
  

19 de março de 1605, sábadoID: 24537
Convocação de D. Francisco de Sousa
Atualizado em 25/02/2025 04:40:03
•  Imagens (3)
•  Fontes (5)
  
  
  

15 de julho de 1608, terça-feiraID: 23204
D. Francisco no posto de governador e administrador das minas do Es...
Atualizado em 25/02/2025 04:46:47
•  Imagens (2)
•  Fontes (2)
  
  
  

3 de novembro de 1609, terça-feiraID: 20270
D. Francisco registra nos livros da Câmara quatorze provisões régia...
Atualizado em 25/02/2025 04:41:33
•  Imagens (2)
•  Fontes (6)
  
  
  

1610ID: 21060
Cornélio Arzão teria erguido a matriz de São Paulo
Atualizado em 25/02/2025 04:41:29
•  Fontes (1)
  
  
  

julho de 1610ID: 20093
Sorocaba (data estimada)*
Atualizado em 25/02/2025 04:41:33
•  Imagens (6)
•  Fontes (14)
  
  
  

1618ID: 25289
Cornélio de Arzão foi excomungado, encarcerado e seus bens sequestr...
Atualizado em 25/02/2025 04:45:13
•  Imagens (1)
•  Fontes (3)
  
  
  

23 de setembro de 1619, segunda-feiraID: 19190
André Fernandes obteve para si uma sesmaria onde havia encontrado o...
Atualizado em 30/03/2025 23:35:41
•  Imagens (4)
•  Fontes (10)
  
  
  

1624ID: 26375
Clemente
Atualizado em 25/02/2025 04:45:49
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  

1645ID: 11082
Tomada da fundição de Balthazar Fernandes e sua possível chegada a ...
Atualizado em 25/02/2025 04:41:05
•  Imagens (1)
•  Fontes (9)
  
  
  

1797ID: 22667
“Memórias Para a História da Capitania de São Vicente”, Frei Gaspar...
Atualizado em 25/02/2025 04:40:02
•  Imagens (3)
•  Fontes (6)
  
  
  

1952ID: 2607
Os Povoadores do Campo de Piratininga. Américo de Moura
Atualizado em 25/02/2025 04:40:14
•  Fontes (3)
  
  


Relacionamentos

Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616)
  Registros (580)
  Familiares (20)
Américo de Moura (1881-1953)
  Registros (16)
  Familiares (0)
Baltazar Carrasco dos Reis (1617-1697)
  Registros (421)
  Familiares (37)
Baltazar Gonçalves, velho (1544-1620)
  Registros (1208)
  Familiares (69)
Balthazar Fernandes (1577-1670)
  Registros (1533)
  Familiares (169)
Bartholomeu Fernandes Cabral (1518-1594)
  Registros (273)
  Familiares (23)
Bartolomeu Carrasco (f.1571)
  Registros (0)
  Familiares (0)
Clemente Álvares (1569-1641)
  Registros (385)
  Familiares (33)
Cornélio de Arzão (f.1638)
  Registros (221)
  Familiares (18)
Domingos Luís Grou (1500-1590)
  Registros (774)
  Familiares (76)
Emerenciano Prestes de Barros Filho60 anos
  Registros (38)
  Familiares (4)
Francisco de Sousa (1540-1611)
  Registros (541)
  Familiares (21)
Francisco de Souza Neto (1610-1674)
  Registros (536)
  Familiares (17)
Francisco Lopes Pinto
  Registros (31)
Gaspar da Madre de Deus (1715-1800)
  Registros (53)
  Familiares (2)
Gerhart Bettinck ou Geraldo Betting (1575-1611)
  Familiares (35)
Jacques Oalte
  Registros (17)
  Familiares (0)
José de Anchieta (1534-1597)
  Registros (312)
  Familiares (0)
Luis de Sousa, 4º senhor de Beringel (f.1577)
  Registros (540)
  Familiares (18)
Manuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878)
  Registros (0)
  Familiares (0)
Manuel Fernandes Ramos (1525-1589)
  Registros (1209)
  Familiares (138)
Martim Afonso de Sousa (1500-1564)
  Registros (350)
  Familiares (11)
Mestre Bartolomeu Camacho (n.1500)
  Registros (13)
  Familiares (2)
Mestre Bartolomeu Gonçalves (1500-1566)
  Registros (1112)
  Familiares (68)
Pedro Sardinha (1580-1615)
  Registros (437)
  Familiares (8)
Suzana Dias (1540-1632)
  Registros (1522)
  Familiares (193)
Wilhelm Ludwig von Eschwege (1777-1855)
  Registros (39)
Apoteroby (Pirajibú)
  Registros (185)
Bairro Itavuvu
  Registros (226)
Bituruna, vuturuna
  Registros (158)
Engenho(s) de Ferro
  Registros (77)
Fazenda Ipanema
  Registros (439)
Jurubatuba
  Registros (84)
Léguas
  Registros (381)
Montanha Sagrada DO Araçoiaba
  Registros (135)
Pontes
  Registros (272)
Rio Anhemby / Tietê
  Registros (497)
Rio Geribatiba
  Registros (83)
Rio Pinheiros
  Registros (77)
Rio Pirajibú
  Registros (71)
Rio Sorocaba
  Registros (401)
Rio Tamanduatei
  Registros (53)
São Paulo de Piratininga
  Registros (140)
Serra de Ibituruna
  Registros (25)
Ybyrpuêra
  Registros (133)
Araçoiaba da Serra/SP
  Registros (762)
Santana de Parnaíba/SP
  Registros (603)
Santos/SP
  Registros (743)
São Paulo/SP
  Registros (3931)
Sorocaba/SP
  Registros (11553)

   Últimas atualizaçõs

Luiz Fernandes Folgado (f.1628)
15 registros
01/05/2025 09:54:54
Maria de Freitas (n.1606)
0 registros
01/05/2025 09:53:23
Olivério José do Pilar (1828-1894)
0 registros
01/05/2025 09:50:31
Jesus Cristo (f.33)
0 registros
01/05/2025 09:31:44
Pedro Mateus Rendon e Luna
174 registros
01/05/2025 08:07:45
Rosa Federici
0 registros
01/05/2025 07:59:49
Gonçalo Nunes Cubas (n.1505)
346 registros
01/05/2025 07:21:59
Apóstolo Tomé Judas Dídimo
100 registros
01/05/2025 06:56:20
Papa Pio VII (1742-1823)
0 registros
01/05/2025 06:44:19
Frei Vicente do Salvador (1564-1639)
0 registros
01/05/2025 06:18:54


   Últimas atualizaçõs
Temas

Franciscanos
 18 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t3062ii.txt imagens
Casas de Fundição
 48 registros / 15 imagens
Segunda Fábrica em Ipanema
 10 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t3016ii.txt imagens
Caminhos/Estradas até Ibiúna
 57 registros / 90 imagens
Ilha de Barnabé
 31 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2768ii.txt imagens
Estrada São Roque-Ibiúna
 18 registros / 39 imagens
Incas
 75 registros / 23 imagens
Schebetueba
 23 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2868ii.txt imagens
Epidemias e pandemias
 212 registros /  imagens
Vila Santana / Além Linha
 210 registros / 226 imagens



• Registros (85)
• Cidades (42)
• Pessoas (168)
• Temas (152)

  Carsten Schlüter

Alguns erros você sabe que são erros no momento em que você comete. E alguns erros nem são realmente erros quando você os comete. Eles só se tornam erros porque o mundo em que você vive mudou e de repente ele se torna o maior erro que você cometeu na sua vida.


Carsten Schlüter, sobre Juri Müller ter confiado no Google
Data:
Fonte: *Batalha bilionária



Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29358 registros, 15,349% de 191.260 (meta mínima)
664 cidades
4128 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP