“Os nativos tem memória do dilúvio e dizem que São Tome, a quem chamam Zome, passou por aqui.. ”*
1 de agosto de 1549, segunda-feira Atualizado em 25/02/2025 04:45:41
• Imagens (1)
• Fontes (2)
•
•
O "reino de Deus por Portugal". Escreveu a próprio rei Dom João III ao primeiro governador geral do Brasil, Tome de Sousa:
"A principal causa que me levou a povoar o Brasil foi que a gente do Brasil se convertesse a nossa santa fé católica". E Camões desafia a generosidade crista dos descobridores exclamando:
"E vós outros que as nomes usurpais. De mandados de Deus, como Tomé, dizei, se sois mandados, com o estais, sem irdes a pregar a santa fé?" (História da Igreja no Brasil, 1977. Eduardo Hoornaert) [0]
"Os nativos acolheram bem os europeus, Nóbrega fica surpreso. Mais ainda quando percebe que esses mesmos nativos procuravam a casa de culto e de catequese como se aquilo fosse um hábito antigo". (Expedição Peabiru - Pay Zumé, 17.07.2018) [0]
0 discurso acerca da evangelizacao era em primeiro lugar universalista. Era urn discurso que desconhecia fronteiras.
Na época dos descobrimentos circulava em Portugal, entre os que estavam engajados na empresa maritima, a famosa lenda de São Tome, justificadora da presenca dos portugueses nas praias longinquas. Segundo esta lenda, que se encontra em quase todos as cronistas do Brasil quinhentista, os missionarios nao fizeram senao seguir as pegadas de Sao Tome, apóstolo das fndias. Na rota para as Indias, tanto orientais como ocidentais, ponto obrigatorio era a famosa Ilha de Sao Tome. E no Brasil, no Paraguai, descobriram-se em rochas ou pedras as pegadas do ap6stolo acompanhado de urn ajudante. Nos vocábulos usados pelos indigenas descobriu-se 0 nome de Tome, ou sua corruptela. Nas crencas Indigenas detectou-se algum vestígio da pregacao apost6lica, evidentemente deteriorada pela "falsa" tradição dos principais. Poucos meses depois de sua chegada ao Brasil, em agosto de 1549, escreve Nobrega em sua "Informação das Terras do Brasil":
Os nativos tem memória do dilúvio ... e dizem que Sao Tome, a quem chamam Zome, passou por aqui . . .
índios brasileiros caçando na mata Data: 21/04/2024
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.