'Visita do Imperador Dom Pedro II (1825-1891) à Sorocaba, Jornal Correio Paulistano 0 17/11/1886 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1882
1883
1884
1885
1886
1887
1888
1889
1890
Registros (73)Cidades (38)Pessoas (86)Temas (138)


Visita do Imperador Dom Pedro II (1825-1891) à Sorocaba, Jornal Correio Paulistano
    17 de novembro de 1886, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


Esse trecho da linha Sorocabana é conhecido dos leitores dessa folha, quer sob seu aspecto economico, quer sob o de seus detalhes técnicos, pela minuciosa descrição dele feita pelo correspondente da mesma folha, por ocasião de o haver percorrido em 1885, o sr. Ministro da Agricultura.

Nas estações de Bacaetava, Boituva e Cerquilho houve pequenas demoras. S. M. o Imeperador ordenou que o trem parasse juntos as duas pontes situadas nos kms 147 e 195, sobre o rio Sorocaba, atravessando pela linha nesses dois pontos.Durante uma dessas paradas, o artistas fotográfico sr. Júlio Durski, estabelecido com oficina em Sorocaba, obteve a imperial "venia" de fotografar á S.M. o Imperador.

(...) Há, porém, aos lados e por cima, bancos de xistos de várias grés de pedra calcarea escura, de mármore, de azul da Prússia, de pederneira, de grunstein e até de formações auríferas. O estudo geognóstico deste distrito é digno de ocupar por muitos meses a atenção dos sábios geólogos. Do alto dos morros manam alguns ribeirões, porém, o mais notável é o chamado da Fábrica-Velha ou Valle das Furnas, por seguir por uma espécie de caldeira ou algas, que as vezes parece cratera de vulcão. Sobre o cume do principal cabeço ha uma lagoa quem chamam aqui de Dourada, no qual o povo diz aparecem fantasmas que guardam os tesouros nela escondidos.





Correio Paulistano/SP
Data: 17/11/1886
Página 2


ID: 11629


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.