'Jornal O Paiz 0 24/08/1913 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1909
1910
1911
1912
1913
1914
1915
1916
1917
Registros (63)Cidades (26)Pessoas (0)Temas (88)


Jornal O Paiz
    24 de agosto de 1913, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


Não deixarão de ser interessantes os episódios que se deram na iniciação dos trabalhos para a exploração de um tão importante e utilíssimo mineral, qual seja o ferro, constituindo uma inesgotável fonte de vantajosas compensações.

Descobertas as minas de ouro de Jaraguá, Apiahy e Paranapanema, voltaram-se as atenções para as de Araçoyaba, por existirem veeiros de prata. Pelo governo da metrópole, em 1681, foi mandado para o seu descobrimento o mineralogista Frei Pedro de Souza, de cujas explorações e exames nada consta; sendo certo, porém, que regressando a Portugal, os paulistas Paschoal Moreira Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e o capitão-mór Martim Garcia Lumbria, que tinham acompanhado aquele nas explorações, tomaram a si a empresa de custear a fábrica e dar-lhe o devido desenvolvimento, o que consta das cartas régias de 2 e 5 de maio de 1682 e de 20 de outubro de 1698, elogiando ao último dos empresários pelos serviços prestados; sendo certo, porém, que alguns anos depois, as minas de ferro estavam abandonadas. (Azevedo Marques).

Essas minas foram descobertas em 1589, por Afonso Sardinha e se acham situadas á margem do riacho que lhe dá o nome (Ipanema). Não desconhecendo o seu descobridor a importância do mineral encontrado, vencendo grandes dificuldades, conseguiu construir ai um forno de sistema usado na Catalunha, para o preparo do ferro; chamando-se então engenho de ferro.

Em 1600, foi cedido o engenho ao governador geral das capitanias do sul, D. Francisco de Souza, que não obstante as tentativas feitas, não conseguiu desenvolve-lo. Passando, por sua morte, a propriedade do engenho, a seu filho D. Antonio, que, em 1619, associou-se a Francisco Lopes Pinto e a Diogo de Quadros, não puderam desenvolver a fábrica, abandonando a ideia.

Em Saboó e Voturuna, município de São Roque, também está verificado que existem minas do mesmo metal, cujos depósitos são de fácil exploração por estarem quase á superfície do sólo, segundo se vê dos trabalhos mineralógicos do finado conselheiro Martim Francisco. [Jornal O Paiz, 24.08.1913. Página 9]





Jornal O Paiz
Data: 24/08/1913
Página 9


ID: 11648


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.