'Pancadaria dentro da matriz, facas, pistolas, cacetes, cabos de tocheiros, pedaços de cruzes, etc.: Eleições de 1856 em Sorocaba - 03/10/1856 Wildcard SSL Certificates
1852
1853
1854
1855
1856
1857
1858
1859
1860
Registros (59)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Pancadaria dentro da matriz, facas, pistolas, cacetes, cabos de tocheiros, pedaços de cruzes, etc.: Eleições de 1856 em Sorocaba
    3 de outubro de 1856, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24978icones.txt

Notícia publicada pelo Correio Paulistano em 3 de novembro de 1856: Principio já por contar-vos que as eleições desta cidade deram em muita pancadaria, dentro e fora da igreja.

No dia 1 á tarde já houve seu conflito. Na rua da Ponte um liberal de classe média puxou por uma faca, e um saquarema por um estribo por causa de um votante, que cada um queria conduzir para o seu "viveiro" (cada partido tinha a sua causa de depósito de votantes, que chamavam "viveiro");

na rua da Penha dois liberais agarraram em um votante, e alguns saquaremas o tomaram, dizendo que ele lhes pertencia, houve muitos socos, puxaram facas e pistolas, o que fez o delegado e subdelegado subirem ás carreiras com uma guarda, e prenderem á um saquarema por estar armado; mas os do lado deste disseram que os liberais "fuão" e "fuão" estavam também armados, e que entretanto não foram presos.

Desceu o saquarema entre os soldados, delegado, subdelegado, e acompanhado de muita gente; á porta da cadeia reuniu-se grande número de saquaremas, que clamavam em altas vozes pela soltura do preso, afirmando que se assim não acontece, eles o soltarião á força; gritaram que aquilo era um despotismo, etc. etc.; enfim o sr. delegado soltou o moço, e todos aquietaram-se.

Ontem os liberais conduziram o seu grupo de votantes para a igreja, e o acostaram para o lado do antigo cemitério que tem uma porta para a rua, e os saquaremas conduziram o seu para o outro o lado. Cada partido blasonava que a vitória seria de sua parte; mas ambos agarravam-se aos galhos.

Começaram a chamada, a mesa duvidou da identidade de alguns votantes, foram tomando a palavra uns após outros, gritou o povo todo, e o resultado foi pancadas e mais pancadas; em um instante apareceram facas, pistolas, cacetes, cabos de tocheiros, pedaços de cruzes, etc.; e muitos sujeitos sairam para fora dando e apanhando; via=se também negros escravizados armados de porrete.

Depois de restabelecido um pouco o sossego, o comandante do destacamento com alguns permanentes trouxeram uma porção de cabos de tocheiros, pedaços de pau com pregos, cacetes ponteagudos, etc.; e os lançaram em um quintal.Os votantes disperaram-se, e em virtude deste motim os mesários pararam com a eleição, lavraram uma ata de todo o ocorrido,e não voltaram mais á igreja, bem assim todos os saquaremas, receando nova desordem. Os liberais tomaram conta hoje da mesa, e continuam com a primeira chamada.

Devo diver-vos também que tanto os saquaremas como os liberais gastaram muitos contos de réis; votantes houve que venderam e revenderam o seu voto, ganhando 100, 200 e 300$000 réis; enfim os esforços de ambos os lados foram extraordinários; e era de esperar um fim trágico, porque os animos estavam muito exasperados, todavia não passou do que fica dito. Sabe Deus o que também terá havido aí por esse mundo. [0]

Observação: Saquarema e luzia eram as alcunhas dadas aos membros dos partidos Conservador e Liberal, respectivamente.

Os Conservadores eram conhecidos por saquaremas pelo fato de vários de seus membros residirem no município fluminense de Saquarema, que passou a ser também local de reuniões do partido.

O apelido de luzias dos liberais estava relacionado aos fatos ocorridos na vila mineira de Santa Luzia, durante a Revolta Liberal de 1842. Os liberais protestavam de armas em mãos na cidade contra o fechamento da Câmara liberal por D. Pedro II. A eleição para essa Câmara ficou conhecida como “eleição do cacete” em virtude do recurso a atos de violência ocorridos durante.





Correio Paulistano
Data: 03/11/1856
Página 2


ID: 11728



ME|NCIONADOS
ATUALIZAR!!!
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.