A history of the Brazil; comprising its geography, commerce, colonization, aboriginal inhabitants, &c. &c. &c
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
O rio Tietê, antigo Anhemby, nome que lhe foi dado por uma tribo nativa, tem sua nascente a setenta milhas (112,654 kms) a leste da cidade de São Paulo, não muito longe de que passa; cerca de quatro milhas (6,43738 kms) abaixo recebe, na margem esquerda, o Pinheiros, que flui do sudeste com vinte milhas (32,1869 kms) de curso. Depois de quarenta e cinco milhas (72,4205 kms) mais recebe, à direita, o Jundiahy, que flui por a cidade de seu nome. Perto dessa confluência, o Tietê forma uma grande catarata, que impede o avanço dos peixes; e cinquenta milhas adiante o Capibary junta-se a ela, depois de ter percorrido um extenso bosque de majestosas árvores. Oito milhas (12,8748 kms) abaixo as descargas de Sorocaba na margem esquerda. Originário na serra de Cubatam, a oeste de São Vicente, passa pela cidade de o mesmo nome.
A history of the Brazil; comprising its geography, commerce, colonization, aboriginal inhabitants, &c. &c. &c Data: 01/01/1821 Créditos/Fonte: James Henderson Página 168
ID: 11853
Mapa Data: 01/01/1750 Créditos/Fonte: objdigital.bn.br Detalhe do mapa "Costa do Brasil desde a ponta de Itapetininga, São Paulo, até o rio Imbou ao sul da Ilha de Santa Catarina"
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial