Apenas como nota, observa-se que a produção de roteiros, uma espécie de “mapa do tesouro”, parece ter sido freqüente naquela sociedade. Um exemplo destes mapas do tesouro foi encontrado no arquivo da Coleção José Bonifácio de Andrada e Silva, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O roteiro indicava, curiosamente a direção de Sorocaba para o encontro de tal riqueza. Tratava-se de um “Aranzel ou Roteiro de haveres de oiro e pedras preciosas dos campos de Preatuva, entrando entre sul e sudoeste seguindo rumo direito” escrito por Antonio Mendes Marzagão, em 1696. (Práticos Fundidores e Fornos: a produção de ferro no Brasil entre os séculos XVI e XVIII. Páginas 6 e 7)
ANEXO 8Aranzel ou Roteiro de haveres de oiro e pedras preciosas dos campos dePreatuva, entrando entre sul e sudoeste seguindo rumo direito Antonio Mendes Marzagão, 1696.Entrarão no dito campo de Preatuva, entre o sul e sudoeste rumo direito;passarão dois ribeirões; depois passarão duas serras; chegarão em um ribeirão,encima meio descalvado, onde fazem barra no dito ribeirão dois córregos, temouro em abundancia. Subindo a serra e dobrando para traz, está outro ribeiretecom uma cachoeira; pelo barranco acima da caxoeira tiramos ouro em pedaços.Farão por diante pendendo para o sul mais alguma coisa, subindo e descendouma serra não mui encantilada, derão em uma vargea gras.... que atola, e temquatro a cinco palmos de lodo; em baixo tem bom cascalho, e tem grandiosaspintas. Forão adiante e acharão uma Lagoa grande: na barra desta lagoa se fezum socavão, tirou-se ouro em pedaços e, muitas pedras; que não soubemosconhecer, de varias cores, que parece serem preciosas. Tudo isso da Vila deSorocaba ( ou do rio de Sorocaba?) picando mato, serão oito ou dez dias depicada (12 ou 15 legoas?) por eu estar para morrer, e não ter esperança de vida,faço este aranzel para os viventes: há muitos anos não quis declarar esteshaveres, quem achar com este meu Roteiro os ditos haveres, mande dizer 40missas para mim, e outras pelas mais necessitadas almas do Purgatório. Vila deSão Paulo, hoje 8 de dezembro de 1696. Antonio Mendes Marzagão”.1
Fontes
•
1. Práticos Fundidores e Fornos: a produção de ferro no Brasil entre os séculos XVI e XVIII, consultado em 03.12.2022 Data: 03/12/2022 Apenas como nota, observa-se que a produção de roteiros, uma espécie de “mapa do tesouro”, parece ter sido freqüente naquela sociedade. Um exemplo destes mapas do tesouro foi encontrado no arquivo da Coleção José Bonifácio de Andrada e Silva, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O roteiro indicava, curiosamente a direção de Sorocaba para o encontro de tal riqueza. Tratava-se de um “Aranzel ou Roteiro de haveres de oiro e pedras preciosas dos campos de Preatuva, entrando entre sul e sudoeste seguindo rumo direito” escrito por Antonio Mendes Marzagão, em 1696.
"
Entrarão no dito campo de Preatuva, entre o sul e sudoeste rumo direito; passarão dois ribeirões; depois passarão duas serras; chegarão em um ribeirão, em cima meio descalvado, onde fazem barra no dito ribeirão dois córregos, tem ouro em abundância. Subindo a serra e dobrando para traz, está outro ribeirete com uma cachoeira; pelo barranco acima da cachoeira tiramos ouro em pedaços. Forão por diante pendendo para o sul mais alguma coisa, subindo e descendo uma serra não mui encantilada, derão em uma vargea gras.... que atola, e tem quatro a cinco palmos de lodo; em baixo tem bom cascalho, e tem grandiosas pintas.
Forão adiante e acharão uma Lagoa grande: na barra desta lagoa se fez um socavão, tirou-se ouro em pedaços e, muitas pedras; que não soubemos conhecer, de varias cores, que parece serem preciosas. Tudo isso da Vila de Sorocaba (ou do rio de Sorocaba?) picando mato, serão oito ou dez dias de picada (12 ou 15 léguas?) por eu estar para morrer, e não ter esperança de vida, faço este aranzel para os viventes: há muitos anos não quis declarar estes haveres, quem achar com este meu Roteiro os ditos haveres, mande dizer 40 missas para mim, e outras pelas mais necessitadas almas do Purgatório. Vila de São Paulo, hoje 8 de dezembro de 1696. Antonio Mendes Marzagão”. [Páginas 6 e 7]
select * from fontes where report = 25117 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.