Sorocaba J. David Jorge (Aimoré), Jornal Correio Paulistano
14 de dezembro de 1941, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Sorocaba, a venerada Sorocaba, comemorar... condignamente, no dia 5 de fevereiro, de 1942, o seu 100° aniversário de elevação a cidade. Sorocaba foi fundada por Balthazar Fernandes, em 1654, com o nome de capela de Nossa Senhora da Ponte, tendo sido elevada a município, em 1661, por provisão do capitão general do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides.
A lei N° 5, de 5 de fevereiro de 1842, elevou a categoria de cidade o antigo município.
Sorocaba, passou célebre para a nossa História, pela famosa revolução de 1842, chefiada por Rafael Tobias de Aguiar, pelas grandes feiras de gado que lá se realizavam, conhecidas em todo Brasil, e pela velha fábrica de ferro de São João de Ipanema, cujas minas são exploradas desde 1590, segundo afirma Teotônio José de Araújo, num ofício que dirigiu ao presidente da Província de São Paulo, em 1877.
A antiga povoação de São João de Ipanema, onde está localizada a fábrica de ferro, recebera o nome do ribeirão que a banha e vai desaguar no rio Sorocaba. O primitivo nome deste povoado, foi o de Nossa Senhora das Dores de Campo Largo, hoje município, distando da capital, 128 quilômetros e de Sorocaba, 17.
(...) Nos mapas de recenseamento de Sorocaba, de 1765, mapas estes que se acham no Departamento do Arquivo do Estado, Seção Histórica, fomos encontrar os seguintes assentamentos:
"Primeira companhia - capitão mór José de Almeida Leme; capitão José Pires de Arruda. Segunda companhia - capitão, Francisco Dias Ribeiro; alferes, João Pires de Almeida; sargento, Vicentes Gomes do Amaral. Terceira companhia - capitão, Manuel Alz de Castro; alferes, Francisco de Camargo Pontes; sargento, Vicentes Gomes da Costa".
De 1763 a 1791, Sorocaba contava com os seguintes bairros: Indaiatuba, Vusurocaba, Gorasoiava, Rio Acima, Pirajubú-Mirim, Boa Vista, Nhuaiba, Campo Verde, Caaputera, Morro, Ipero, Utinga, Jundiaquara, Nhunduacanga, Pirapora, Campo Largo, Bocaitabá, Peretuba, Itapéba, Resaca, Tabubú, Arasojaba, Itanguá, Ipanema, Piragibú, Barra, Piragibú-Mirim, Passa Três e Penha.
Vejamos outro documento, curioso pelo seu conteúdo:
"Ilmo. e Exmo. Snr. A Câmara Municipal de Sorocaba tendo mandado levantar uma forca para a execução de uma sentença de pena de morte por Ordem do Exmo. Governo da Província, comunicada a esta Comarca por Ofício do Juiz Municipal datado de 3 de setembro do ano p. p. fez orçar e rematar a dita obra na importância de 59 mil e 500 réis, que sendo fornecida por empréstimo, pra vai suplicar a V. Excia. se digne mandar indenizar a esta Câmara de tais despesas, que segundo a Lei, devem ser feita pelos rendimentos da Província.
Deus guarde a V. Excia., Paço da Câmara Municipal de Sorocaba, em Sessão extraordinária de 15 de junho de 1938.
Illmo. e Exmo. Snr. Dr. Venâncio José de Lisboa, Presidência da Província.
Claudio Joaquim Justiniano de Souza; Francisco Theodoro de Almeida Leme; Francisco Antonio de Almeida e Mello; Manoel Claudiano de Oliveira e Joaquim Manoel Pedroso."
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!