'Biografia do Capitão Balthazar de Godoy Bicudo e de Benta Dias de Proença, consultada em genearc.net - 29/04/2022 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
Registros (316)Cidades (119)Pessoas (737)Temas (341)


Biografia do Capitão Balthazar de Godoy Bicudo e de Benta Dias de Proença, consultada em genearc.net
    29 de abril de 2022, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  


Capitão Balthazar de Godoy BicudoNascimento: ~ 1650Origem: São Paulo, Brasil

Nasceu por volta de 1650, provavelmente em São Paulo. Foi o mais velho dentre os dois filhos de Nuno Bicudo de Mendonça e o mais velho dentre os dez filhos de Antonia Preto, a Filha. Casou-se com Inês Dias de Alvarenga, a Neta, filha do Capitão Pedro Dias Correa de Alvarenga e de Benta Dias de Proença.

Balthazar faleceu em 1718, em Santana do Parnaíba, SP.Foi pai de três filhos e três filhas:1.1. Pedro Correa de Godoy, casado em 3 de Março de 1715, em Itu, SP, com Isabel de Campos Bicudo, filha de Nuno de Campos Bicudo e de Maria Pires da Silva. Isabel faleceu em 1722 em Itu.1.2. Frei Francisco Preto de Santa Maria. Francisco foi frade da ordem dos carmelitas calçados. 1.3. Isabel de Proença Varella, a Trineta, nascida em 1673. Casou-se em 1698, em Itu, com Antonio João Ordonho, nascido em São Sebastião, SP, filho de Antonio Gonçalves da Fonseca e de Isabel de Sobral. Isabel faleceu em 1743, em Itu,1.4. Joanna de Godoy Bicudo, casada com João Gomes de Escobar, o Neto, filho de Antonio Gomes de Escobar e de Anna Diniz Bicudo. Após a morte de Joanna, João casou-se pela segunda vez, em 1742, em Itu, com Susanna da Silva, filha de Manoel de Chaves da Silva e de Catharina de Lemos. João faleceu em 1767, em Itu.1.5. Benta Dias de Proença, casada em 1689, em Itu, com o Capitão Bernardo de Campos Bicudo, filho de Capitão Felipe de Campos Banderborg e de Margarida Bicudo. Após a morte de Benta, Bernardo casou-se pela segunda vez, em Pindamonhangaba, SP, com Francisca Romero da Silva, filha do português João Correa de Magalhães e Vasconcellos e da brasileira Francisca Romero Velho Cabral. Bernardo foi Capitão da vila de Pitangui, em Minas Gerais. 1.6. Balthazar. Solteiro.


Benta Dias de ProençaNascimento: ~ 1636Origem: São Paulo, Brasil

Nasceu por volta de 1636, provavelmente em São Paulo. Foi a segunda dentre os treze filhos do Capitão Balthazar Fernandes e a mais velha dentre os doze filhos de sua segunda esposa, Isabel de Proença. Casou-se com o Capitão Pedro Dias Correa de Alvarenga, filho do português Pedro Correa da Silva e de sua primeira esposa, a brasileira Inês Dias de Alvarenga. Foi mãe de um filho e duas filhas, citados acima.






+2022
  Registros316
  Cidades119
  Pessoas737
  Temas341


Registros mencionados

1636ID: 25704
Balthazar Fernandes está com André nas reduções orientais do Urugua...
Atualizado em 25/02/2025 04:45:31
•  Imagens (1)
•  Fontes (3)
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!