'Salvador Correia de Sá e Benevides: 2º maior canalha da História do Brasil, fundador de Sorocaba e criador da “finta” - 06/04/2022 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
Registros (318)Cidades (119)Pessoas (740)Temas (340)


Salvador Correia de Sá e Benevides: 2º maior canalha da História do Brasil, fundador de Sorocaba e criador da “finta”
    6 de abril de 2022, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


A família Sá mereceria um episódio só de canalhas: Mem de Sá, desembargador do Paço, um homem de toga espada chegou no Brasil remediado saiu daqui riquíssimo corrupto e ladrão; Artur de Sá e Meneses, primeiro grande Governador das Minas Gerais, também ladrão.

Salvador Correia de Sá e Benevides foi por três vezes governador da capitania do Rio de Janeiro Rio de Janeiro: de 1637 a 1644; em 1648 e 1659.

As acusações contra ele são Hall: enriquecimento ilícito, proteger os parentes nepotismo; proventos indevidos, oprimir o povo com tributos ilegais que ele mesmo criava, construía fortificações na Baía de Guanabara e em São Paulo por preços exorbitantes, obras que chegavam a desabar.

O exemplo mais ilustrativo de sua carreira foi o armazém construído com verbas públicas no cais do Rio de Janeiro e durante 19 anos Salvador cobrou altas taxas.

Em torno dele ocorreu a chamada revolta da cachaça, que foi o primeiro grande levante contra ele. Entre novembro de 1660 e abril de 1661, ele foi acusado de ser tirânico, corrupto nepotista, favorecer apenas os seus familiares e criar “fintas”, que deu origem ao drible. Um imposto que ele criou por conta própria o plano driblado coroa...





OII!

+2022
  Registros318
  Cidades119
  Pessoas740
  Temas340


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!