Em 1940, o Cruzeiro do Sul publica um texto, abordando a persistência dos antigos meios de transporte em várias regiões do país. Era o que indicava uma pesquisa produzida pelo Conselho Técnico de Economia e Finanças. Segundo tal investigação, em grande medida, as formas de transporte ainda eram feitas através de carroças, carros de bois e tropas, numa quantidade considerada assombrosa. O articulista previa que o desaparecimento de carroças e carros de bois só aconteceria quando o Brasil produzisse seus próprios combustíveis, possuísse a sua siderúrgica.
“Somente assim, poderíamos varrer, com possantes locomotivas, das estradas do Brasil, os velhos carroções e carroças do tempo do onça”. [Página 173]
“Peabiru” de Hernâni Donato do IHGSP Data: 01/10/1971 Página 12
ID: 5830
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.