Wildcard SSL Certificates
Organizando a História

Séculos



Morte
5 de julho de 1623, quarta-feira ver ano
•  Imagens (7)
•  Fontes (1)
  
  
  

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\26383curiosidade.txt

Como responsáveis pelos seus negros pombeiros, foram acusados em S. Paulo os nove brancos seguintes: Simão Álvares, o velho (um negro seu matou Timacaúna) Paulo do Amaral, Alonso Peres, Pedro Vidal, Pascoal Monteiro, Pedro da Silva, Sebastião Fernandes Camacho, Fradique de Melo e João Ga... . (o que tudo consta no Traslado da Devassa que se tirou nesta vila de S. Paulo sobre a morte do principal Timacaúna - 5 de junho de 1623).



  1ª fonte  
  Data: 2025

Revista da ASBRAP nº 8 (data da consulta)


ALONSO PERES CANÃMARES, castelhano, pessoa da governança que exerceu em S. Paulo os cargos de procurador do concelho em 1592, almotacel em 1599 e 1611, juiz ordinário em 1608, vereador em 1619, etc.

Como responsável por alguns pombeiros, esteve envolvido em 1623, com seu filho Pedro Vidal e outros sete brancos, na devassa instaurada em S. Paulo pelo superintendente de guerra, Cap. Mor Martim de Sá, sobre o assassínio do cacique Timacaúna e o apresamento de sua tribo (RIHGSP, XLIV, 294). Havido sido morto Timacaúna por um negro de Simão Alves (2). A 6 de julho de 1627, foi testemunha, com Geraldo Correia e Ambrósio Pereira, da abertura do interrogatório no “Processo Informativo de S. Paulo” para a beatificação do Padre José de Anchieta (Revista da ASBRAP, nº 3, p. 28). Faleceu Maria Afonso em 1662, com testamento, e seu marido em 1628, sendo inventariados em S. Paulo. [p. 155]
[5429]




LUCIA05/07/1623
ANO:33
  


Procurar