'Venda - 21/10/1751 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1747
1748
1749
1750
1751
1752
1753
1754
1755
Registros (20)Cidades (11)Pessoas (0)Temas (34)


Venda
    21 de outubro de 1751, quinta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:45:54

•  Fontes (1)
  
  
  


Pedro Taques de Almeida, em 24 de maio de 1751, pela quantia de dois mil réis.

Ficou de posse dela pouco tempo, pois em 21 de outubro do mesmo ano, vendeua aos padres carmelitas de São Paulo. A Ordem, de acordo com o auto de posse, tornou-se proprietária da:

[...] fazenda chamada Capão Alto com todos os campos e capões a ella pertencentes com todas as benfeitorias com seus logradouros, entradas e sahidas; como também todas as criações de gado, cavalgaduras e as maisfabrica pertencentes a própria fazenda do dito Capão Alto [...] como também de quatorze cavalos mansos capões dez colônias e quatro curitibanos, e uma junta de bois carreiros; como também de sessenta e uma cabeças de egoa de anno para cima e quatro pastores coloniais, e um negro escravo por nome Manoel e os mais trastes que do recibo de entrega constar [...]; como também se deu ele dito procurador bastante por impossado na forma do sobredito dos campos e sítios chamados Cunhaporanga com todos os matos e logradourosentradas e sahidas a eles pertencentes com todas as benfeitorias com toda acriação de gado pertencentes a mesma fazenda; assim mais se foi porimpossado do curral e paragem de Aquemquem adonde findão os campos doCapão Alto adonde parte com os campos da contenda com o Capitão Manoelda Rocha Carvalhaes servindo de divisas uma cerca que se acha em umboqueirão do curral para a parte dos campos do dito capitão Rocha [...] assimmais se deu ele dito procurador bastante empossado dos campos e sítio daparagem chamada Onça com todos os seus pertencentes benfeitorias elogradouros entradas e sahidas a dita paragem dos campos chamadosMaracananduba com todos os seus pertences com toda a criação de gadovacum nos quaes campos em mistura com Lourenço Castanho de Araujo [...](AUTO DE POSSE, 1751).Consta no Livro de Registro de Terras da Paróquia de Sant’Ana de Castroque a fazenda comprada por frei João de Santa Isabel possuía uma área queabrangia 3 léguas, sendo suas divisas formadas pelo rio Iapó, ribeirão Tabor e rioMaracanã. Compunham a compra 2.116 cabeças de gado vacum, 146 cavalos etrês sedes: Capão Alto, Cunhaporanga e Vassoural. Segundo o Livro Tombo nº 3da Cidade de Castro, em todas as sedes havia um frade e escravos, os quaiseram também responsáveis pela fabricação das telhas do povoado.Os padres carmelitas conduziam gado e cavalgaduras pelos caminhos detropas desde 1730 e conheciam a região dos Campos Gerais. Após a abertura daestrada do Viamão e, com a expulsão dos jesuítas, a eles couberam os trabalhosde catequese na região. Com a compra da Fazenda Capão Alto e da FazendaFundão foram, paulatinamente, se tornando grandes proprietários, exercendo,além das atividades das fazendas, as de ministrar instrução religiosa à populaçãolocal e de disciplinar seus escravos. Nas fazendas de posse dos carmelitascriava-se gado com vários currais e, os escravos reuniam-se em grupos esparsos,formando centros religiosos com oratórios e práticas religiosas obrigatórias.
[Diagnóstico arqueológico, histórico e ambiental na área do sítio PR TI 9: Fazenda Capão Alto, município de Castro/PR. Relatório final, 02.2016. Página 22]





 Fontes (1)

 1° fonte/2016   

DIAGNÓSTICO ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E AMBIENTAL NA ÁREA DO SÍTIO PR TI 9: FAZENDA CAPÃO ALTO, MUNICÍPIO DE CASTRO, ESTADO DO PARANÁ - RELATÓRIO FINAL
Data: 2016

Pedro Taques de Almeida, em 24 de maio de 1751, pela quantia de dois mil réis. Ficou de posse dela pouco tempo, pois em 21 de outubro do mesmo ano, vendeua aos padres carmelitas de São Paulo. A Ordem, de acordo com o auto de posse, tornou-se proprietária da:

[...] fazenda chamada Capão Alto com todos os campos e capões a ella pertencentes com todas as benfeitorias com seus logradouros, entradas e sahidas; como também todas as criações de gado, cavalgaduras e as mais fabrica pertencentes a própria fazenda do dito Capão Alto [...] como também de quatorze cavalos mansos capões dez colônias e quatro curitibanos, e uma junta de bois carreiros; como também de sessenta e uma cabeças de egoa de anno para cima e quatro pastores coloniais, e um negro escravo por nome Manoel e os mais trastes que do recibo de entrega constar [...]; como também se deu ele dito procurador bastante por impossado na forma do sobredito dos campos e sítios chamados Cunhaporanga com todos os matos e logradourosentradas e sahidas a eles pertencentes com todas as benfeitorias com toda acriação de gado pertencentes a mesma fazenda; assim mais se foi porimpossado do curral e paragem de Aquemquem adonde findão os campos doCapão Alto adonde parte com os campos da contenda com o Capitão Manoelda Rocha Carvalhaes servindo de divisas uma cerca que se acha em umboqueirão do curral para a parte dos campos do dito capitão Rocha [...] assim mais se deu ele dito procurador bastante empossado dos campos e sítio da paragem chamada Onça com todos os seus pertencentes benfeitorias e logradouros entradas e sahidas a dita paragem dos campos chamados Maracananduba com todos os seus pertences com toda a criação de gado vacum nos quaes campos em mistura com Lourenço Castanho de Araujo [...] (AUTO DE POSSE, 1751).

Consta no Livro de Registro de Terras da Paróquia de Sant’Ana de Castroque a fazenda comprada por frei João de Santa Isabel possuía uma área queabrangia 3 léguas, sendo suas divisas formadas pelo rio Iapó, ribeirão Tabor e rioMaracanã. Compunham a compra 2.116 cabeças de gado vacum, 146 cavalos etrês sedes: Capão Alto, Cunhaporanga e Vassoural. Segundo o Livro Tombo nº 3da Cidade de Castro, em todas as sedes havia um frade e escravos, os quaiseram também responsáveis pela fabricação das telhas do povoado.Os padres carmelitas conduziam gado e cavalgaduras pelos caminhos detropas desde 1730 e conheciam a região dos Campos Gerais. Após a abertura daestrada do Viamão e, com a expulsão dos jesuítas, a eles couberam os trabalhosde catequese na região. Com a compra da Fazenda Capão Alto e da FazendaFundão foram, paulatinamente, se tornando grandes proprietários, exercendo, além das atividades das fazendas, as de ministrar instrução religiosa à população local e de disciplinar seus escravos. Nas fazendas de posse dos carmelitas criava-se gado com vários currais e, os escravos reuniam-se em grupos esparsos, formando centros religiosos com oratórios e práticas religiosas obrigatórias. [Diagnóstico arqueológico, histórico e ambiental na área do sítio PR TI 9: Fazenda Capão Alto, município de Castro/PR. Relatório final, 02.2016. Página 22]




[3516] DIAGNÓSTICO ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E AMBIENTAL NA ÁREA DO SÍTIO PR TI 9: FAZENDA CAPÃO ALTO, MUNICÍPIO DE CASTRO, ESTADO DO PARANÁ - RELATÓRIO FINAL
01/01/2016



+1751
  Registros20
  Cidades11
  Pessoas0
  Temas34


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!