Carta para os Officiaes da Camara do Rio de Janeiro.
Recebi a carta de Vossas Mercês escripta m 23 de Fevereiro proximo passado, e com a copia della dei conta a Sua Magestade. (Deus guarde), do estado em que essa praça se achava sem vinhos, sem navios, e sem escravos o qual mui semelhante por todas as circumstancias no em que esta fica. Espero que a uns e outros prejuizos (que hoje são communs a todos os Es- tados) se sirva Sua Magestade mandar da o remedio, que estes descuidos da Comparhia, e queixa universal destes Vassallos está pedindo. Mas emquanto elle não chega, e as assistencias, da Companhia tardam, confio em Vossas Mercês supprirão uma e outra falta com a providencia e zelo que costumam ter no serviço de Sua Magestade, e essa Camara no sustento desse presidio. Guarde Deus a Vossas Mercês. Bahia e Abril 27 de 1655. O Conde de Atouguia.
Carta para o Provedor-mor da Fazenda Real da Capitania do Rio de Janeiro Pedro de Souza Pereira.
Com a carta que recebi de Vossa Mercè es cripta em 17 de Fevereiro proximo passado, fiquei entendendo as causas que os dizimos tiveram, para se porem em pregão tão tarde, e que não podia Vossa Mercê haver faltado ás obrigações do zelo com que serve a Sua Magestade. Elles vão rematados na forma que Vossa Mercê verá; e ainda me disse haver esperança de crescerem mais chegando a essa Capitania. Vejo o que Vossa Mercê me diz acerca de Ma noel do Valle: e como os Officiaes da Camara dessa Cidade pediram a sua cobrança, e lhes incumbe tanto o sustento desse presidio, elles farão do que deve principalmente quando pode ser escusada toda a dilligencia, que daqui se mande fazer estando tão presente a applicação do Governador D. Luiz de Almeida cuja providencia me allivia em tudo, de todo o cuidado que me pode dar a conservação dessa praça. Simão Farto tenho encommendado a Vossa Mercê, e de novo o torno a fazer, porque ainda que sei que com a primeira lembrança minha lhe fará Vossa Mercê maior favor: eu lho desejo de modo, que quero os regule Vossa Mercê por es- tas repetições, para que sejam maiores as occa- siões, que eu tenha de os agradecer a Vossa Mercê a quem Deus guarde. Bahia e Abril 27 de 1655.O Conde de Atouguia.
Carta para D. Luiz de Almeida.
Parte este barco a tempo que acabam de chegar os últimos navios da armada da Companhia Geral, que a pedaços tem penetrado neste porto, com elles recebi a carta de Sua Magestade cuja copia será com esta, e sendo sua importância qual se deixa ver da substancia do aviso é tal a brevidade com que se despachou, que se escreveu em Janeiro e chegou aqui em Agosto: e embarcação ligeira em que se remetteu é uma[p. 263, 264]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.