A chegada de Mr. Hedberg ao Rio de Janeiro com a sua Colônia Sueca, de que ele é Diretor, e principal encarregado, fará época na história daquele vasto império. A 14 de novembro próximo passado em que Mr. Hedberg partiu para São Paulo, escrevia ele a um seu amigo em Suécia
"que por efeito das descobertas de mineralogistas inteligentes sabia, que as minas de Sorocaba, para onde partia se achavam estendidas pelo espaço de 60 milhas inglesas, e continham Strata (camadas, veias) de ouro, e ferro, e do principal metal dava a fusão, que se tinha feito por experiência, de 70 a 80%; e que nenhuma extensão dobrada do espaço ocupado pelas minas, e contíguas a elas havia matas de arvoredo impenetrável. Junto da Mina, sei que há dois rios caudalosos, que ali tem cachoeiras de 40 pés de alto; mas que para cima são navegáveis de uma parte até o Rio da Prata, e pelo outro até, Mato Grosso."
Mr. Hedberg propôs ao Governo de Sua Alteza Real, e este aprovou imediatamente, o plano de fazer abrir entre estes dois pontos a primeira estrada Real, que ali jamais houve, e que já esta principiada. O seu comprimento designado é de 80 milhas inglesas. Mr. Hedberg depois de conhecer os recursos do país, e abundância de tudo quanto é necessário para o trabalho das minas, não hesita depois a prognosticar o mais completo, e feliz resultado desta empresa, que refletirá toda em glória de um Príncipe esclarecido, e verdadeiro Pai de seus Povos, que tantas provas lhe tem dado de amor, fidelidade, e aferro.
"A primeira fonte de infelicidade desta Fábrica foi a Companhia Sueca que trouxe Hedberg, o qual em vez de trazer mestres fundidores, refinadores e moldadores, trouxe os mais que de manipulação de ferro nada sabiam"
[26508] Investigador português em Inglaterra ou Jornal Literário, político, etc.* 01/09/1811 [27808] “Diccionario geographico, historico e descriptivo do Imperio do Brazil”, Tomo II. Milliet de Saint Adolphe, Paris, França 01/01/1845 [24437] Nas margens do Rio Infeliz as ruínas centenárias do embrião de V. Redonda, 11.09.1960. Fernando Hossepian de Lima 11/09/1960
Investigador portugues em Inglaterra ou Jornal Literário, político, etc. Data: 01/09/1811 Página 459
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.