A chegada de Mr. Hedberg ao Rio de Janeiro com a sua Colônia Sueca, de que ele é Diretor, e principal encarregado, fará época na história daquele vasto império. A 14 de novembro próximo passado em que Mr. Hedberg partiu para São Paulo, escrevia ele a um seu amigo em Suécia
"que por efeito das descobertas de mineralogistas inteligentes sabia, que as minas de Sorocaba, para onde partia se achavam estendidas pelo espaço de 60 milhas inglesas, e continham Strata (camadas, veias) de ouro, e ferro, e do principal metal dava a fusão, que se tinha feito por experiência, de 70 a 80%; e que nenhuma extensão dobrada do espaço ocupado pelas minas, e contíguas a elas havia matas de arvoredo impenetrável. Junto da Mina, sei que há dois rios caudalosos, que ali tem cachoeiras de 40 pés de alto; mas que para cima são navegáveis de uma parte até o Rio da Prata, e pelo outro até, Mato Grosso."
Mr. Hedberg propôs ao Governo de Sua Alteza Real, e este aprovou imediatamente, o plano de fazer abrir entre estes dois pontos a primeira estrada Real, que ali jamais houve, e que já esta principiada. O seu comprimento designado é de 80 milhas inglesas. Mr. Hedberg depois de conhecer os recursos do país, e abundância de tudo quanto é necessário para o trabalho das minas, não hesita depois a prognosticar o mais completo, e feliz resultado desta empresa, que refletirá toda em glória de um Príncipe esclarecido, e verdadeiro Pai de seus Povos, que tantas provas lhe tem dado de amor, fidelidade, e aferro.
"A primeira fonte de infelicidade desta Fábrica foi a Companhia Sueca que trouxe Hedberg, o qual em vez de trazer mestres fundidores, refinadores e moldadores, trouxe os mais que de manipulação de ferro nada sabiam"
[26508] Investigador português em Inglaterra ou Jornal Literário, político, etc.* 01/09/1811 [27808] “Diccionario geographico, historico e descriptivo do Imperio do Brazil”, Tomo II. Milliet de Saint Adolphe, Paris, França 01/01/1845 [24437] Nas margens do Rio Infeliz as ruínas centenárias do embrião de V. Redonda, 11.09.1960. Fernando Hossepian de Lima 11/09/1960
IMGSM: 1
Investigador portugues em Inglaterra ou Jornal Literário, político, etc. Data: 01/09/1811 Página 459
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!