Lei do Silêncio pode ficar ainda mais rígida em Sorocaba
7 de julho de 2022, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
A Lei do Silêncio pode ficar ainda mais rígida em Sorocaba. Um projeto de lei, protocolado na Câmara de Vereadores pelo vereador Ítalo Moreira (PSC), autoriza a criação de destacamento exclusivo da Guarda Civil Municipal (GCM), além de aumento no valor da multa e apreensão de instrumentos musicais.De acordo com o autor da iniciativa, o objetivo é “garantir o direito a uma vida com mais qualidade”, no que se refere especificamente ao “grave problema” da poluição sonora na cidade. A autuação para os veículos que geram barulhos por escapamento, segundo o projeto, pode chegar a R$ 15 mil. O valor ainda será dobrado na primeira reincidência, duplicado a partir da segunda e triplicado nas posteriores violações.Em um outro artigo, está previsto que os responsáveis legais pelos eventos que violarem as normas da lei do silêncio, assim como os proprietários dos estabelecimentos, terão suas penalidades somadas, cumulativamente, para cada item de descumprimento. Também pode ocorrer a apreensão dos instrumentos musicais de posse ou de propriedade dos músicos, dos proprietários ou dos responsáveis pelo evento.Lei obsoletaEm junho deste ano, foi aprovado o projeto de lei, também de Ítalo Moreira, que revoga 167 leis obsoletas. De acordo com o texto, a legislação revogada foi criada nas décadas de 1950, 1980 e início da década de 1990. Entre as normas está uma regra criada em 1985, que exigia que os shows ao vivo deveriam ser realizados em ambientes fechados, para que o ruído não fosse ouvido do lado de fora. A determinação elaborada há mais de 30 anos se tornou inutilizável, já que a norma não estipula horários para controlar os ruídos e desconsidera outros fatores que podem contribuir para a poluição sonora. (Da Redação)
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.