'A 5 de julho de 1604, no mesmo inventário, o juiz de órfãos Bernardo de Quadros nomeou o novo curador, Manuel Godinho de Lara, parente afim do órfão - 05/07/1604 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1600
1601
1602
1603
1604
1605
1606
1607
1608
Registros (27)Cidades (11)Pessoas (0)Temas (27)


A 5 de julho de 1604, no mesmo inventário, o juiz de órfãos Bernardo de Quadros nomeou o novo curador, Manuel Godinho de Lara, parente afim do órfão
    5 de julho de 1604, segunda-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Fontes (1)
  
  


AGUEDA DE ABREU, n. por 1580, c. por 1596 c. GONÇALO DA COSTA, n.em Santos por 1573 ou antes, fº de Antônio da Costa, n. em Portugal por1530 (almoxarife da Fazenda Real pelos anos de 1570 ....) e de s/m.............. parenta por afinidade do Cap. Afonso Sardinha, o velho (segundoseu testamento). Faleceu Antônio da Costa por volta de 1590 e deixou oúnico filho legítimo, Gonçalo da Costa, do qual foi tutor o Cap. Mor PedroCubas. Recebeu Gonçalo da Costa a herança paterna no valor de mil cruzados (400$000 líquidos). Faleceu com testamento, pouco depois de suamulher, sendo aberto inventário a 16 de julho de 1599.Determinou ser sepultado na igreja da Companhia de Jesus edispôs missas em louvor ao Santíssimo Sacramento, a Nossa Senhora daConceição e da Luz, a S. Gonçalo e a S. Miguel (testamento escrito a rogopor Gonçalo da Mota). Possuía entre os bens sete cartas de terras, por datasde sesmarias ou por compras. Como testamenteiro serviu Francisco Maldonado.Havia falecido Agueda de Abreu depois de 3 de julho do mesmo ano, com testamento, escrito pelo Padre Gaspar Sanches, e foi inventariada em processo conjunto com o marido. Determinou ser sepultada namesma igreja, na cova de seu pai, e dispôs missas em louvor ao SantíssimoSacramento, a Nossa Senhora do Carmo e da Conceição, a Santa Agueda,a Santa Lúcia e uma missa cantada no dia de seu enterramento. Nomeoutestamenteiros seu padrasto Francisco Maldonado e sua mãe Joana Camacho.Houve leilão dos bens do casal, sem referência às terras (INV. ETEST., I, 283 e 288/306).Pais de um único filho:V- JORGE, n. em 1597, teve como curador José de Camargo “porser parente do órfão”, nomeado a 20 de setembro de 1599 pelo juiz ordinário e de órfãos Pedro Leme. Prestou fiança e apresentou como fiador seu sogro Domingos Luís. A 5 de julho de 1604, no mesmo inventário, o juiz de órfãos Bernardo de Quadros nomeou o novo curador, Manuel Godinho de Lara, parente afim do órfão.






+1604
  Registros27
  Cidades11
  Pessoas0
  Temas27


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!