'Revista do Instituto Histórico e Geográfico de SP. LVVVX 0 01/01/1990 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1986
1987
1988
1989
1990
1991
1992
1993
1994
Registros (86)Cidades (19)Pessoas (22)Temas (60)


   1990
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de SP. LVVVX
      Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (2)
  
  
  


Na Capitania de São Viçente é obra de pesquisa rigorosa, de análise criteriosa e de valor histórico indiscutível. Está ela refeita de citações que avalizam as opiniões emitidas, de observações que, estribadas na documentação autêntica e nos testemunhos de coevosfidedignos, retificam erros consagrados. Tudo com a indicação das fontes.

Preocupação, aliás, que sempre tinha em mente. "Para documentar as minhas opiniões - manifestaria a Aloisio de Almeida (Cônego Luis Castanho de Almeida, 12.3.57, XLIX-C/26) - cito sempre o autor, o livro e as devidas páginas em que me apoiei". Não era dos que, egoisticamente, sonegam as fontes.

Em carta a Aluísio de Almeida (21.2.57, LXIX-C/26), do ano de seu falecimento, dá o ról de sua produção histórica e confidencia seus planos, nessa área. Solicitava ele ao historiador sorocabanoalgumas informações de seu interesse e, para justificar o pedido, faz a exposição. "Escrevi há tempos um ensaio sobre a Capitania de S. Paulo e, recentemente, outro sobre a Capitania de S. Vicente;estou escrevendo atualmente alguma coisa sobre a Província de S.Paulo, no tempo do Império e pretendo, se tiver tempo e saúde,escrever também sobre o Estado Federado de S. Paulo na República". Quanto a este, faz uma ressalva a destacar. "De passagem lhedigo que nada escreverei sobre as interventorias de S. Paulo, notempo da Ditadura, porque tendo sido nela parte, ou, vítima, sintoque não teria a necessária serenidade para delas tratar com imparcialidade".Era a consciência do historiador criterioso a extravasar, naspalavras do homem honrado que sempre fora.

Remanescem, em seu arquivo, páginas inúmeras sobre esse seuplano. Sob o título "São Paulo, Província Imperial", há dois volumes, segundo a indicação do autor. Precede-os nota manuscrita. I I"Neste trabalho apenas o primeiro capitulo, emboraincompleto e imperfeito, pode ser publicado. O capítulosobre o caminho do mar precisa ser refundido. Os outrossão apenas esboços, que esperam desenvolvimento. Sobrea viação férrea basta resumir o que escreveu A. Pintoque é completo.[Páginas 33 e 34]




+1990
   • Registros (86)
   • Cidades (\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\anos\1990totalc.txt)
   • Pessoas ( (22))
   • Temas (60)


Na capitania de São Vicente
Data: 01/01/1957
Créditos/Fonte: Washington Luís (1869-1957)
Página 180


ID: 11418



Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\lucia\registros.txt registros, (meta mínima)
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\lucia\cidades.txt cidades
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\lucia\pessoas.txt pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP