Além disso, a travessia do Pacífico permitiu conhecer a extraordinária grandeza deste oceano, insuspeitada quando Balboa o avistou pela primeira vez na zona do Panamá, em 1513; a existência desta enorme massa de água pôs fim à disputa entre duas teorias geográficas – a que defendia que as águas eram rodeadas por terra em toda a orbe e a que imaginava as massas continentais rodeadas por água, tendo vingada a segunda. É interessante notar que a última representação cartográfica do mundo colocando os oceanos totalmente encerrados numa massa terrestre foi desenhada por Lopo Homem em 1519, nas vésperas da partida de Fernão de Magalhães.
Deve acrescentar-se todavia que, além de terminar com esta disputa académica, a longa navegação através do Pacífico revelou uma realidade que alterou profundamente a concepção do próprio mundo – afinal, a sua superfície está coberta predominantemente por água, ou seja, foi Magalhães quem deu a conhecer que a Terra é um planeta azul.
Mas voltemos aos antecedentes desta viagem extraordinária e vejamos de que modo o incerto Ocidente foi sendo perspectivado pelas civilizações euro-mediterrâneas antes das descobertas de Fernão de Magalhães.
No ano em que a expedição de circum-navegação partiu, em 1519, Lopo Homem publicou este peculiar mapa. Representava então as massas oceânicas fechadas, como lagos, sem comunicação entre si. (Mapoteca, ministério das relações exteriores, Brasil)
O prosseguimento da jornada ao longo da costa da Patagónia já foi uma espécie de fuga para a frente, pois Magalhães não tinha condições pessoais nem políticas para regressar a Castela sem uma descoberta. Ao contrário de África, que se estende apenas até aos 34 graus de latitude, a placa americana estende-se em direcção a sul por mais vinte graus – umas centenas de léguas que puseram à prova a tenacidade de Magalhães e a disciplina dos seus homens.
Muito provavelmente nessas semanas em que percorreram mais de quatro mil quilómetros a sul do rio da Prata sem que a terra terminasse ou sequer flectisse significativamente para ocidente, terão pensado que talvez o mar-oceano estivesse mesmo cercado pelas massas continentais como tinham imaginado os antigos e como Lopo Homem desenhara recentemente.
[3835] A primeira volta ao mundo: de Fernão Magalhães a Elcano. João Paulo Oliveira e Costa, Almudena Cuesta (ilustrações). nationalgeographic.pt 06/04/2022
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.