Acima do Salto das Sete Quedas tem o Paraná dois mil e duzentos metros de largura, estreitando-se ali em, apenas setenta. As paredes do salto medem vinte e oito metros de altura, e as águas precipitam-se num angulo de 45 á 50 graus.
Entre o Urubupongá e ele, dos afluentes que recebe pela margem esquerda são principais:
1o. O Tieté, antigo Anhemby, oriundo de São Paulo, dos morros da Barra, na serra Paranapiacaba. Sua extensão é de dois mil duzentos e vinte e dois quilômetros.
Foi com o Rio Pardo a mais antiga e procurada estrada dos sertanistas de Mato Grosso, que só aqui no Tieté tinham cinquenta e quatros cachoeiras e dois grandes saltos á vencer. Tem por afluentes, á direita: o Jundiahy, Pirassupebossú, Paratihú, Piracicaba, Jacaré-pipira, Jaguaguassú, Quilombo, São José e Sucury; e á esquerda: Cabussú, Tamadoatehy, Pinheiros, Pirapóra, Sorocaba, Onça, Capivara, Aracuan, Lençóis, Patos, Baurú, Claro e Alambary. Daqueles são subsidiários: o celebrado Ypiranga, o Anhangabahu, Meninos, Couros, Rio Grande e Pequeno, Traição, Alambary, Ipanema, Quilombo, Turvo, Ponte, Sorocabussú, Sorocámerin, Una, Iperó e Sarapuhy; e dos da esquerda: Juquery-merin, Cachoeira, Guabirotuba, Cavalleiro, Jundiahy-merim, Guapeba, Mangabahu, Piragy, Capivary, Gerivatuba, Ponte Alta, Pinhal, Jaguary, Camandocaya, Couros, Pirapitinguy, Atibaya, Cachoeira, Quilombos, Santo Agostinho, Peixe, Jequitibá, Feital, Sebastião Alves, Toledo e Alambary. [Páginas 105 e 106]
Viagem ao redor do Brasil 1875-1878 Data: 01/01/1880 Créditos/Fonte: João Severiano da Fonseca, 1836-1897 Página 103
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!