Sesmaria concedida a Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em Mariboboni
7 de novembro de 1732, sexta-feira Atualizado em 25/02/2025 04:46:49
• Imagens (1)
• Fontes (5)
•
•
•
Sesmaria concedida a Anna Pinheiro Rapozo em Mendiapayba (Sorocaba) em 7/11/1732
Sesmaria concedida a Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em Caucaia Caminho de (Sorocaba) em 7/11/1732
Sesmaria concedida a Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em Mariboboni Rio (Sorocaba) em 7/11/1732
Sesmaria concedida a Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em Mendipayba Rio (Sorocaba) em 7/11/1732
Sesmaria concedida a Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em Nhandipahyba Rio (Sorocaba) em 15/6/1726 [Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXIV, 1938. Página 282]
Sesmaria concedida a Sebastião Pinheiro Raposo (Mestre Co.) no rio Mandipayba (Sorocaba) em 7/11/1732 [Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXIV, 1938. Página 336]
O Tiété recebe em seu curso na margem direita o Jundiahy (jundiá peixe), o Capivary, o Piracicaba (tem pena do peixe), o Jacaré Pipira, o Pipira (se abre a força), e pela margem esquerda o rio Sorocaba, (Maribondo roto), que tem vários galhos nasce da serra Paranabiacaba (pé de maribondo) e rega a cidade de Sorocaba, antes da sua junção com o Tiété, que banha as cidades de São Paulo, Itú, Porto Feliz, etc. O Tiété que é também conhecido pelos nomes de Ypané ou Anhembi, na sua barra com o Paraná tem um salto que impede a navegação. [Páginas 746 e 747]
[28021] Revista trimensal do Instituto Histórico, Geográphico e Etnográphico Brasileiro, tomo XXVI 01/01/1863 [27309] Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXVII, 1929 01/01/1929 [27316] Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXIV 01/01/1938 [24689] “Pequeno Vocabulário Tupi-Português”, 1951. Padre A. Lemos Barbosa 01/01/1951 [27301] Dicionário Tupi (antigo) - Português, 1987. Moacyr Ribeiro de Carvalho 01/01/1987
Recorte do Mapa do Paraguai. Construído pelos Jesuítas dessa Província Data: 01/01/1732 Rio Paranapanema acima do Trópico de Capricórnio
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.