II- CAP. MOR ANTÔNIO DE PROENÇA, n. em Portugal por 1540, C. em Santos por 1563 c. ANA RODRIGUES (Ordem do Carmo, ANRJ) n. por 1548. Nada se sabe, com certeza, a respeito de seu parentesco em Santos com povoadores do apelido Gonçalves. Segundo os autores, exerceu de 1580 a 1583 o cargo de capitão mor e loco-tenente do donatário de S. Vicente. Foi juizordinário em Santos em 1585 e 1589, comparecendo nesse ano e no ano seguinte como testemunha das escrituras de doação de terras e outros bens que fez o Cap. Mor Brás Cubas aos Padres do Carmo, para a instituição da sua igreja (RIHGSP, XLIV, 239, 253 e 255).
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*