No dia 22, tomou Riquelme de Gusman, novos depoimentos contra o seu covarde subordinado. Contou o soldado Jeronymo Martinez que Benitez não levantara fortificação alguma no lugar que lhe fora designado, á foz do Ytupé; pelo contrário, passara-se para a outra margem do rio, onde havia um caminho frequentados pelos escravistas 0 22/07/1631
No dia 22, tomou Riquelme de Gusman, novos depoimentos contra o seu covarde subordinado. Contou o soldado Jeronymo Martinez que Benitez não levantara fortificação alguma no lugar que lhe fora designado, á foz do Ytupé; pelo contrário, passara-se para a outra margem do rio, onde havia um caminho frequentados pelos escravistas
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
No dia 22, tomou Riquelme de Gusman, novos depoimentos contra o seu covarde subordinado. Contou o soldado Jeronymo Martinez que Benitez não levantara fortificação alguma no lugar que lhe fora designado, á foz do Ytupé; pelo contrário, passara-se para a outra margem do rio, onde havia um caminho frequentados pelos escravistas. Assim vira ele, testemunha, desfilar em frente ao arraial espanhol grandes chusmas de escravizados, comboiados por sertanistas e no entanto não se atrevera o comandante a lhes embargar a marcha.
Sabedor de que Benitez de homiziara em sua propriedade do passo de Taquigate, mandou o mestre de campo que o capitão Diego de Vargas o fosse buscar vivo ou morto.
Saiu o oficial em diligência e não pode prender o criminoso por não ter conseguido atravessar um rio largo. Da margem oposto, junto a uma canoa, estava Benitez, que, ao ouvir a intimação, respondeu insolentemente aos seus intimadores: "que se fuesen y bolviesen que no tenian que hazer".
A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém.