No dia 22, tomou Riquelme de Gusman, novos depoimentos contra o seu covarde subordinado. Contou o soldado Jeronymo Martinez que Benitez não levantara fortificação alguma no lugar que lhe fora designado, á foz do Ytupé; pelo contrário, passara-se para a outra margem do rio, onde havia um caminho frequentados pelos escravistas 0 22/07/1631
No dia 22, tomou Riquelme de Gusman, novos depoimentos contra o seu covarde subordinado. Contou o soldado Jeronymo Martinez que Benitez não levantara fortificação alguma no lugar que lhe fora designado, á foz do Ytupé; pelo contrário, passara-se para a outra margem do rio, onde havia um caminho frequentados pelos escravistas
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
No dia 22, tomou Riquelme de Gusman, novos depoimentos contra o seu covarde subordinado. Contou o soldado Jeronymo Martinez que Benitez não levantara fortificação alguma no lugar que lhe fora designado, á foz do Ytupé; pelo contrário, passara-se para a outra margem do rio, onde havia um caminho frequentados pelos escravistas. Assim vira ele, testemunha, desfilar em frente ao arraial espanhol grandes chusmas de escravizados, comboiados por sertanistas e no entanto não se atrevera o comandante a lhes embargar a marcha.
Sabedor de que Benitez de homiziara em sua propriedade do passo de Taquigate, mandou o mestre de campo que o capitão Diego de Vargas o fosse buscar vivo ou morto.
Saiu o oficial em diligência e não pode prender o criminoso por não ter conseguido atravessar um rio largo. Da margem oposto, junto a uma canoa, estava Benitez, que, ao ouvir a intimação, respondeu insolentemente aos seus intimadores: "que se fuesen y bolviesen que no tenian que hazer".
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.