Revista Ilustração Brasileira, 04.1946. Ano XXIV, no. 132*
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Tupi em São Paulo, J. Davi Jorge (Aimoré), do Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo
Mandaqui, corrupção de Amána-qui: o depósito, o paradeiro da chuva; onde as águas pluviais ficam represadas; a lagoa, o lago formado com as águas da chuva. De Amána, ou por contração, Mána: chuva, e qui: depósito, paradeiro, significado também: resíduo, jazida, áspero, espinhento, etc.
Com o nome de Mandaqui, são conhecidos, no município de São Paulo, um Riozinho, que é afluente do Tietê, pela margem direita; um no bairro, hoje 4. distrito policial, no distrito da paz de Santana, compreendido na 9a. circunscrição de polícia da Capital, e uma estação no Tramway da Cantareira. Como os rios Tietê, Guaré, Piratininga, Tatuapé, Lavapés, Saracura, Água Branca, Gerivatuba, etc., também o Mandaqui deu o seu nome a um bairro. [Página 41]
select * from fontes where report = 27632 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.