'Primeira expedição* 0 01/06/1531 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1527
1528
1529
1530
1531
1532
1533
1534
1535
Registros (34)Cidades (21)Pessoas (38)Temas (60)


Primeira expedição*
    1 de junho de 1531, segunda-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:46:53

•  Fontes (2)
  
  
  





 1° fonte   

Memória Histórica de Cananéa III, 1963
1963

(...) a primeira expedição que penetrou nos sertões do Brasil, com o intuito de descobrir prata, ouro e pedras preciosas, mas sim outra anterior, que partiu do Rio de Janeiro em junho de 1531, por ocasião da permanência da armada de Martim Afonso naquele ponto. Compunha-se a mesma de quatro ousados expedicionários portugueses, cujos nomes são ignorados.

Sobre ela escreveu Pero Lopes no Diário de Bordo:

"Daqui mandou o Capitão Irmão quatro homens pela terra dentro; e foram e vieram em dois meses e andaram pela terra em centro e quinze léguas; e as sessenta e cinco dias delas foram em montanhas mui grande; e foram até darem com um grande rei, senhor de todos aqueles campos, que lhe fez muita honra e veio com eles até os entregar ao Capitão Irmão. E lhes trouxe muito cristal e deu novas como no Rio de Paraguay trouxe muito ouro e prata. O Capitão Irmão lhes fez muita honra, lhe deu muitas dádivas e mandou tornar para suas terras". [Páginas 412 e 413, 22 e 23 do pdf]




Reprodução / Facebook
Data: 01/01/2018
Créditos/Fonte: Reprodução / Facebook
01/01/2018


ID: 11719


Povos indígenas no Brasil em 1500
Data: 21/04/2023
Créditos/Fonte: Dicas Mágicas de Estudo
21/04/2023


ID: 13551


Brasilia et Peruvia
Data: 01/01/1593
Créditos/Fonte: G. & C. De Jode
(mapa


ID: 11511


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.