'DE ALTEZA REAL A IMPERADOR: O Governo do Príncipe D. Pedro, de abril de 1821 a outubro de 1822, 2006. Vera Lúcia Nagib Bittencourt - 01/01/2006 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
Registros (82)Cidades (66)Pessoas (0)Temas (139)


DE ALTEZA REAL A IMPERADOR: O Governo do Príncipe D. Pedro, de abril de 1821 a outubro de 1822, 2006. Vera Lúcia Nagib Bittencourt
    2006
    Atualizado em 24/02/2025 23:59:54

  
  
  


a defesa das fronteiras como para a circulação de produtos, especialmente em função daimportância crescente das tropas de mulas, para o transporte, e do gado de corte, para aalimentação545.Conforme Osório, havia uma íntima relação entre a arrematação de contratos erepresentantes de negociantes de grosso trato fluminenses, no Rio Grande. A autora destacou apresença de João Rodrigues Pereira de Almeida, barão de Ubá, nomeado por D. João VIpresidente da comissão encarregada de examinar o estado do Banco do Brasil, em decreto de 5de março de 1821, com sócios em Lisboa e representantes no Rio Grande. Em suas ligaçõescom o sul, Pereira de Almeida mantinha também sociedade com Antônio Francisco de Aguiare, depois, com seu filho e sucessor, Rafael Tobias de Aguiar, importantes comerciantesestabelecidos em Sorocaba, São Paulo.Os negociantes de grosso trato do Rio de Janeiro no processo deexpansão de seus interesses comerciais promoveram o deslocamentode caixeiros de sua confiança de modo a gerir a comercialização dotrigo, charque e couros do sul. Outros protegidos foram enviados paraadministrarem os contratos que arrematavam. Posteriormente, com odesenrolar dos negócios, os mais bem sucedidos transformaram-se emseus correspondentes ou sócios.546 [p. 309]

É possível acompanhar, pelos associados de Pereira de Almeida, a circulação deprodutos e mercadorias entre a fronteira sul e o Rio de Janeiro, tanto pelos portos, emcabotagem, como pelo interior, onde Tobias de Aguiar atuava, nas rotas dos tropeiros e nasfeiras de gado.Todos os anos ia Rafael Tobias à Corte, hospedando-se em casa dosócio de seu pai, João Rodrigues Pereira de Almeida, futuro barão deUbá. As tropas de animais exportadas de Sorocaba para o Rio eramtrocadas por gêneros do mar em fora, fazendas secas e molhadas, quede Sorocaba se espalhavam pelo sul. 547A preservação da fronteira sul, preocupação antiga da Coroa portuguesa,constituiu-se em ponto central da administração joanina.548 A presença portuguesa na regiãoplatina, durante o governo de D. João, frequentemente é lembrada em função dos interessespolíticos de Carlota Joaquina549, de certa forma negligenciando o importante fluxo demercadorias e prata, que através de Buenos Aires e Montevidéu, chegavam até o Rio deJaneiro. A forte presença de negociantes de grosso trato do Rio de Janeiro na arrematação decontratos no sul remete à rede mercantil que interligava a Corte e o Rio Grande, passando porSão Paulo. Estes homens foram recorrentemente presentes na concessão de empréstimos aogoverno de D. João. Importantes para a sustentação do regente e, depois, rei, puderam exercerpressões em favor da estabilização das fronteiras. A formação e abastecimento de forças quecombatiam no sul, tinham por base a província de São Paulo e, também, envolviam múltiplosinteresses550. [p. 310]

A circulação de homens e bens, nas províncias do centro-sul, tinham em São Paulo expressiva dimensão. Por Santos, eram estabelecidas importantes relações comerciais, com a metrópole e outros portos do Império português, na África e Ásia. Homens de São Paulo vinham combatendo, na fronteira sul, na defesa da América portuguesa, especialmente a partir do final do século XVII. Sorocaba e suas feiras constituíam a principal entrada de gado, para a região centro-sul. [p. 317]






+2006
  Registros82
  Cidades66
  Pessoas0
  Temas139


Registros mencionados

5 de março de 1821, segunda-feiraID: 26256
João Rodrigues Pereira de Almeida, barão de Ubá, nomeado por D. Joã...
Atualizado em 25/02/2025 04:45:48
•  Fontes (1)
  
  


1822ID: 26260
Sem data
Atualizado em 25/02/2025 04:45:49
•  Fontes (2)
  
  
  


25 de junho de 1822, terça-feiraID: 26259
Decreto cassa o Governo Provisório
Atualizado em 25/02/2025 04:45:48
•  Fontes (1)
  
  
  


4 de agosto de 1822, domingoID: 17815
A Câmara sorocabana respondeu ao Príncipe
Atualizado em 25/02/2025 04:40:31
•  Fontes (2)
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!