'A administração dos bens confiscados dos Jesuítas na capitania de São Paulo, 1760-1782 - 01/01/2021 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Registros (198)Cidades (75)Pessoas (277)Temas (242)


A administração dos bens confiscados dos Jesuítas na capitania de São Paulo, 1760-1782
    2021
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Entre os documentos que relatam essas dificuldades, está uma representação, semdata, de Luís Castelo de Morais ao governador Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, ondeaparece a denúncia da má administração da fazenda que fora dos padres jesuítas por AntônioMadureira Calheiros.42 Também em carta dos oficiais da Câmara da Vila de São Vicente aogovernador Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, de 1767, o protesto é contra o aforamentoilegal de terras confiscadas aos jesuítas, que consideravam um prejuízo para os lucros daquelacâmara, pedindo providências. O governo de Morgado de Mateus foi denunciado sobre suascondutas para com os bens jesuíticos. Em Ofício do Bispo de S. Paulo, D. frei Manuel daRessurreição, ao secretário do reino Marques de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo,temos a queixa contra o ex-governador de São Paulo, Morgado de Mateus, D. Luís Antônio deSousa Botelho Mourão. O documento explicita que este retirou objetos valiosos de prata doedifício que fora dos jesuítas e que o clérigo, que os entregara só naquele momento, já nogoverno de Martim Lopes Lobo de Saldanha, dispôs-se a fazer a acusação. Além disso, o ofíciorelata o mau estado do edifício que fora o colégio dos jesuítas devido às ações do mesmoMorgado de Mateus, que destruiu celas para ali instalar fundição de ouro, casa de ópera,armazéns.43 Essa crítica reforça também o encaminhamento dado por Martim Lopes L. deSaldanha para a arrematação dos bens, iniciado no seu governo. Para Gama “a despesa fixada folha da casa do Governador Martim Lopes Lobo de Saldanha somava 4:400$000 (quatrocontos e quatrocentos mil réis). Assim, a mesma importância equivalia a 15, 2% dessetotal”.44Gama tem uma percepção diferente sobre o Morgado de Mateus:Apesar dessas medidas iniciais, o levantamento dos bens da Companhia deJesus e o respectivo sequestro arrastaram-se por vários anos. Na verdade, sóobservamos algum avanço, nesse particular, no período do Morgado de Mateus(1765-1775). Com a seriedade e com as preocupações burocráticas que lheeram peculiares, decidiu aquele Governo dinamizar os negócios da Capitania deSão Paulo.45 [Página 14 do pdf]





OII!

+2021
  Registros198
  Cidades75
  Pessoas277
  Temas242


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!