Nas primeiras décadas do século XIX, a São Paulo colonial ainda era o "burgo dos estudantes", fortemente marcada pela presença da Faculdade de Direito, criada por ordem de Dom Pedro I, em 1827. O ato da criação pode ser reconhecido pela reunião do conselho da Província de São Paulo presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, realizada em 15 de dezembro de 1831.
O efetivo inicial era composto por 100 homens a pé e 30 a cavalo. A partir de março de 1832, a Instituição, pela falta de aquartelamento próprio, foi instalada na ala térrea do Convento do Carmo, situada no quadrilátero da Sé e hoje demolida. A milícia paulista, nos seus 185 anos de existência, foi organizada e reorganizada diversas vezes.
Inicialmente, recebeu o nome de Guarda Municipal Permanente. No século XX, foi denominada Força Policial, Força Pública, entre outras denominações. Em 1926, foi criada a Guarda-Civil de São Paulo, como instituição auxiliar da Força Pública, mas sem o caráter militar desta. A menor subunidade da Guarda Municipal Permanente, em 1831 era a esquadra, formada por um cabo e 24 soldados.
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27943yf.txt ME|NCIONADOS• Registros mencionados (2): 11/08/1827 - Carta de lei criando os dois cursos jurídicos de São Paulo e Olinda 01/03/1832 - Instituição, pela falta de aquartelamento próprio, foi instalada na ala térrea do Convento do Carmo, situada no quadrilátero da Sé e hoje demolida EMERSON
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.