'UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ANISSA VERONICA SANTOS FELIPPINI “RAZÕES FINAES”: a disputa judicial por terra entre Rodrigo Pereira Barretto e o Convento de Nossa Senhora do Carmo (1850-1919) 0 01/01/2020 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Registros (266)Cidades (51)Pessoas (182)Temas (240)


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ANISSA VERONICA SANTOS FELIPPINI “RAZÕES FINAES”: a disputa judicial por terra entre Rodrigo Pereira Barretto e o Convento de Nossa Senhora do Carmo (1850-1919)
    2020
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


O nome do bairro possui origem indígena derivado do tronco linguístico tupi-guarani, esignifica “pedra dura” ou “pedra a dormir”. Essa região também era conhecida como paragemCaaguassu81. A palavra Caaguassu significa algo como “mato grosso”82, em referência,certamente, a paisagem da localidade. Podemos assim entender que a origem dos nomes dafazenda Caguassú pertencente ao Convento, e do sítio Caguassú pertencente a Rodrigo PereiraBarretto precedem seus donos. Várias outras paragens também surgiram na região comoJaguaporeruba, Rio de Taquera, Rio de Guaiaó e Rio Maquirobii (Baquirivu)83.Itaquera teria [...] funcionado, nos seus primórdios como hinterlândia deabastecimento dos indios guainás, como passagem para bandeiras deapresamento e de mineracao nas Gerais. Sabe-se, também, que os índios doaldeamento de Sao Miguel participavam dessas bandeiras de mineração84.Na segunda metade do século XVIII, o comércio se intensificou na região de São Paulo, efazendo uso dos caminhos conhecidos pelos indígenas locais havia sete estradas principaisutilizadas para o transporte de produtos. Uma delas era a que saia do centro de São Paulo emdireção aos bairros da Mooca e da Penha, passando pela região de Itaquera e pelas cidades deMogi das Cruzes, Jacareí e Taubaté, no estado de São Paulo, em sentido ao Rio de Janeiro. Dessaforma, as paragens e os ranchos à beira das estradas ganharam importância85. A ferrovia,instalada na região no século XIX, também instalou seus trilhos seguindo caminho similar àantiga estrada.A data oficial considerada como fundação de Itaquera é 1686. Esse ano foi escolhido pelogoverno do estado de São Paulo mediante o nome da localidade aparecer em uma carta desesmaria86. No entanto, Amália Lemos e Maria Cecília França relataram que a região de paragempode ter sido conhecida pelo homem branco um pouco antes87, no ano de 1675, data que constaem um documento de origem judiciária sobre o inventário do senhor Fernando Munhós, [Página 34]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.