Abertura da mostra: “Francisco Nardy Filho, cronista e historiador ituano”, no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano. museurepublicano.usp.br - 16/02/2023
Abertura da mostra: “Francisco Nardy Filho, cronista e historiador ituano”, no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano. museurepublicano.usp.br
16 de fevereiro de 2023, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
No dia 11 de fevereiro, comemorando os 413 da cidade de Itu e dando início aos festejos do 1o Centenário do Museu Republicano de Itu, foi inaugurada a mostra “Francisco Nardy Filho, cronista e historiador ituano”. A exibição destaca a biografia e a trajetória intelectual de Francisco Nardy Filho (1879-1959), suas principais obras, a relação do intelectual com a cidade de Itu e a doação para o Museu Republicano, em 1992, por intermédio do jornalista de Ednan Mariano Leme da Costa, de uma coleção de documentos produzidos e colecionados por ele. Destaca ainda fotografias que fazem parte do álbum com os registros das homenagens prestadas a Nardy pela cidade, em 1952. Conta ainda com vitrine composta por originais do literato e o livro A cidade de Itu – vol. VII. A curadoria é da Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, Supervisora Técnico-Científica do Museu Republicano de Itu, e da Dra. Anicleide Zequini, historiadora, especialista em pesquisa, responsável pela Documentação Textual do Museu.A cerimônia de abertura contou o lançamento do livro A cidade de Itu – vol. VII, reunindo cerca de 90 crônicas de Francisco Nardy Filho, publicação organizada pelo Academia Ituana de Letras (ACADIL), a partir da transcrição das crônicas de Nardy, a maior parte delas consultada na Documentação Textual do Museu Republicano, cujo acesso foi franqueado pela Dra. Anicleide Zequini, servidora da instituição e acadêmica da ACADIL. O novo volume é resultado da pesquisa, transcrição e revisão de graduandos do curso de história liderados pelo acadêmico e Mestre em História Luís Roberto de Francisco e pelo historiador Leonardo Silveira.Durante o lançamento ocorreu a reunião da ACADIL. O encontro foi aberto pela Supervisora Técnico-Científica Substituta do Museu Republicano, Profa. Dra. Ana Paula Nascimento. Passou-se a palavra à Presidente da Acadil, Sra. Allie Marie Dias de Queiroz, que reforçou a importância das parcerias como a empreendida entre a ACADIL e o Museu Republicano, além de dar conhecimento à correspondência relativa à reunião. Em seguida, a Dra. Maria Lúcia Caselli fez um relato sobre a convivência de sua família e dela própria com Nardy. Luís Roberto de Francisco, discorreu sobre o processo de pesquisa e organização do livro. Por fim, Leonardo Silveira apresentou o livro. Entre as apresentações foram executadas quatro peças musicais que guardam relação com o próprio Nardy e com a cidade no período que as crônicas foram originalmente publicadas.Após todas as falas foi realizada a entrega simbólica de um exemplar do livro para o Museu Republicano, além da distribuição para todos os presentes.Informações“Francisco Nardy Filho, cronista e historiador ituano”Local: Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140 – Itu)Quando: a partir do dia 11 de fevereiroHorários: sábados e domingos, das 10h às 17h; segundas a sextas-feiras, das 8h às 17hEntrada: gratuita
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!