'Hoje na História: de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Registros (145)Cidades (55)Pessoas (205)Temas (183)


ONLINE - R - EDITAR - AMFTP

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\28064imagens.txt
Requalificação do matadouro municipal de Sorocaba. Trabalho de Graduação Final de Mônica Pinesso Cianfarini. Orientadora: Regina Andrade Tirello. Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Arquitetura
2014ver ano
  
  
  4 fontes


O Matadouro Municipal de Sorocaba está localizado às margens do Rio Sorocaba, na Rua Paes de Linhares, bairro Jardim Brasilândia, Zona Norte de Sorocaba.

Construído em 1928 o prédio serviu durante 50 anos para o abate de bois e suínos que abasteciam a cidade; foi desativado na década de 1970, sendo declarado como pertencente à municipalidade em 1996. [p. 9]

A cidade de Sorocaba foi fundada em 1654 por Balthazar Fernandes, porém, antes mesmo do descobrimento do Brasil já passava pelas ruas de Sorocaba, a rota principal do "Peabiru", que possibilitou o crescimento e desenvolvimento posterior da cidade.

Os peabirus (na língua tupi "pe" - caminho, "abiru" - gramado amassado) são antigos caminhos utilizados pelos nativos sul-americanos desde muito antes do descobrimento pelos europeus, ligando o litoral ao interior do continente. O principal destes caminhos, denominado Caminho do Peabiru, constituía-se em uma via que ligava os Andes ao Oceano Atlântico. Esse caminho atravessava os territórios dos atuais Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil. Segundo os relatos históricos, o caminho passava pelas regiões das atuais cidades de Assunção, Foz do Iguaçú, Alto Piquiri, Ivaí, Tibagi, Botucatu, Sorocaba e São Paulo até chegar à região da atual cidade de São Vicente. Ainda havia outros ramos do caminho que terminavam nas regiões das atuais cidades de Cananéa e Florianópolis. [Página 11]

O Tropeirismo e as feiras de muares

No ano de 1733, um marco histórico, um novo ciclo se iniciava na Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba: o Tropeirismo, que inicia quando passa pela Vila a primeira Tropa de Muares, conduzida pelo Coronel Cristóvão Pereira de Abreu, bandeirante fundador do Rio Grande do Sul. Essa expedição utilizou a rota do Peabiru para chegar à Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. De acordo com Nanci Marti Chiovitti:

"Sorocaba teve seu maior desenvolvimento no século XIX devido ao tropeirismo, que é atualmente definido como uma economia de abastecimento e, conforme alguns autores, subsidiária do café. Além disso, esse movimento envolve a condução de tropas de animais (cavalos, muares, bovinos e suínos) por homens especializados na atividade tropeira."

A partir desse momento, com o aumento de número de tropas passando por Sorocaba, devido a sua posição estratégica, a Vila de Sorocaba tornou-se marco obrigatório para os Tropeiros, um eixo econômico entre o Norte, o Nordeste e o Sul. [Página 13] • 1° fonte: 01/11/2011
O fim da suástica da Shell em 1933. Consultado em Blog do Ralph Giesbrechtblogspot.com





• 2° fonte: 15/04/2014
“Nazismo na Barão do Rio Branco”. Celso “Marvadão” Ribeiro, jornalista e historiador





• 3° fonte: 22/10/2019
“Antigos postos de Sorocaba - Este aí tinha uma suástica”. Celso “Marvadão” Ribeiro





• 4° fonte: 11/10/2022
Como os nazistas se apropriaram da suástica, por Mário Araújo em aventurasnahistoria.uol.com.br






Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29031 registros, 15,178% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP