Memórias para a História do extinto estado do Maranhão, Tomo II
1874 Atualizado em 25/07/2025 05:38:54
•
•
•
Antonio Knivet, nauta inglez, navegou por muito tempo na costa do Brasil entre 1591 e 1603. He elle quem em sua viagem, que se acha na collecção de João Lodewyk Gottfried, publicada em Leyde por Vander Aa, no anno de 1707, refere-se à esse cacique l‘etiguar Pirajua ou Pi- rajiba, que denomina em sua linguagem Piraiuwath, que cercara Feli- ciano Coelho na cidade do Natal em 1602.
As nossas chronicas somente mencionão um indigena notavel deste nome na Parahyba, era Tabayara. Mas o nome era vulgar entre os indigenas. Claudio d’Abbeville na sua Historia cap. 26 cita um caci- que deste nome, e outro chamado Sorouéné o que faz lembrar o Soro- babé do Rio Grande do Norte.
Parece-nos tão cheio de verdade o que narra o nauta inglez, que em resumo aqui consignamos.
Em 14 de Agosto de 1601 Salvador Corrêa de Sá (o velho) e sua senhora seguirão para Pernambuco no navio de Knivet, que aportou em fins de Setembro a margem do rio Camaragibe (Alagoas) no engenho de um allemão.
Buenos-Ayres, e ainda hoje existe. O alle- mão era Christovão Linz, tronco de uma numerosa descendencia, em toda a diocese de Pernambuco. Vide Varnhagen Historia geral do Brasil to. 2 pag. 12. Foi Linz ou Lintz, que era engenheiro, quem levantou a fortaleza do Cabedello, segundo refere o padre Jeronymo Machado no Summario aas Armadas cap. 19.
Nesse engenho forão excellentemente tratados, e demorarão-se até o fim do anno. Por essa epocha veio visitar á Salvador Corrêa, Manoel de Mascarenhas, capitão-mór de Pernambuco, e, depois de dous dias de Olinda. descanço voltou com os hospedes de Linz e Knivet paraVinte dias depois da estada naquella cidade foi que Manoel de Mas- carenhas teve noticia do cerco de Feliciano Coelho na cidade do Natal pelos Petiguares (Putitarres), em grande numero (40 mil), tendo por chefe Piraiuwath, cujo nome diz Knivet, significava, espinha do peixe. Manoel de Mascarenhas com as forças que levou, destroçou os indige- mas, matando-lhes 5000, e fasendo 3000 prisioneiros.
Feita a paz com o cacique, deixou Mascarenhas uma forte guarnição na fortalesa e 40 peças de ferro.
N. B. Neste facto narrado por Knivet vem um importante esclare- cimento para a historia do Rio de Janeiro, nessa viagem de Salvador Corrêa de Sá, sobre a qual nada disem nossos chronistas.
Ha incertesa sobre o tempo da administração de Salvador Corrêa de Sa (o velho), que, segundo Moreri no Diccionario historico, excedeo de 30 annos de 1578 a 1617. Mas ha intervallos, de que não existem documen- tos, e os que se tem encontrado são silenciosos. Desta viagem a Cama- ragibe em 1601 ninguem dá noticia. Vide Pizarro Memorias histori- cas to. 2 pags. 114 e 115.Pag. XXIII NOTA (2)Este franciscano Fr. Bernardino das Neves era irmão de Fr. Ma- noel da l‘iedade, que foi ao Maranhão com Jeronymo de Albuquerque. Ambos erão fillos de João Tavares um dos primeiros conquistadores da bic to 2 c infra pag.247 nota(1).Aldeia dos Pedras-Verdes, vem a ser a aldeia de Itaoby. [Página 87]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.