Memória e Turismo: uma proposta de roteiros histórico-culturais em Brigadeiro Tobias. Poliana Bassi Silva
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Sua volta a Sorocaba ocorre por ocasião da morte de seu pai em 1818, impedindo a continuidade de seus estudos, já que teria que se tornar chefe de sua família e substituiria seu pai à frente dos negócios, inclusive como tesoureiro da Real Fábrica de Ferro São João do Ypanema e na administração do Registro de Animais. Seu ingresso oficial na política foi em 1821 e 10 anos depois é nomeado Presidente da Província de São Paulo:
Ao prestígio é nomeado, por Ato de 3 de abril de 1831, Presidente da Província de São Paulo. Governaria a província por três anos e meio de 17 de novembro de 1831 a 11 de maio de 1835), sendo o governante imperial de São Paulo que mais tempo ficou no poder (LEITE, 1965, p.08).
No início de sua administração criou o corpo de guardas chamado de GuardaMunicipal Permanente, composto por cem praças e uma seção de cavalaria com trintasoldados e um tenente, que depois viria dar origem à Polícia Militar do Estado de São Paulo.Na sessão do Conselho da Província, de 15 de dezembro de 1831, opresidente Rafael Tobias de Aguiar sugere a criação de um corpo deguardas, a pé e a cavalo, composto de cem praças, uma seção decavalaria com trinta soldados e um tenente: a Guarda MunicipalPermanente- origem da Polícia Militar do Estado de São Paulo (LEITE,1965, pg.09).Desta forma, a denominação do Distrito é devida ao seu ilustre fundador emorador, que além de político e militar possuía uma estância no sul do país e também eradono de duas famosas fazendas de gado na rota dos tropeiros: a Parnapitanga, emItapetininga; e a São Pedro, em Itararé, além de ter seu nome atribuído a uma raça de cavalos,o crioulo ou também conhecido como “tobiano”, graças à preferência do Brigadeiro por essaraça para a montaria. [Página 34]
select * from fontes where report = 28668 order by data asc Registros mencionados
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.