História de Itapetininga - Resumida e sabatininga, jlnogueira.no.comunidades.net
15 de abril de 2023, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
jlnogueira.no.comunidades.net/historia-de-itapetininga-resumida-e-sabatiningaBREVE HISTÓRIA DE ITAPETININGA
A primeira povoação surgiu em torno de um antigo pouso de bandeirantes, tropeiros ou negociantes de animais, nas proximidades do rio Itapetininga, nos séculos XVII e XVIII. Seu desenvolvimento começou por volta de 1750.
Domingos José Vieira, um português que veio para o Brasil e foi trabalhar nas minas de ouro de Apiaí, casou com mulher das minas de Paranapanema, atual Capão Bonito, tiveram filhos nascidos em Apiaí e em Itapetininga. Mudaram-se para cá em 1765.
Muito fizeram para que Itapetininga pudesse ser emancipada de Sorocaba e tivesse autonomia própria.
Em 5 de Novembro de 1770 o povoado foi erguido em Vila – a Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, tendo sido na ocasião levantado o pelourinho. Pelourinho é o local onde colocavam os escravos para serem castigados. Não só escravos como também bandidos e malfeitores.
São considerados fundadores de Itapetininga: Manoel José Braga, Domingos José Vieira, Simão Barbosa Franco e Salvador Oliveira Leme (o Sarutayá).O município foi criado a 1º de Janeiro de 1771 e no final do mesmo ano foi instalada a primeira paróquia - a Igreja da Matriz. A partir de então, Itapetininga começou a atrair comerciantes de todos os lugares do país.A Vila foi elevada à categoria de cidade no dia 13 de Março de 1855.Durante muitos anos o aniversário de Itapetininga foi comemorado no dia 13 de março.Não demorou muito para que os japoneses, libaneses, italianos e alemães viessem desfrutar de nossas riquezas, colaborando intensamente para o progresso que hoje se instala.Itapetininga, nome de origem indígena (tupi-guarani), significa pedra enxuta ou lageado seco, assim fundamentado historicamente. A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).De acordo com a opinião do historiador Dr. Luiz Macedo, o nome de nossa cidade deveria ser Tapetininga, que significa caminho seco. Dizia isso baseado em documentos de 1700, segundo os quais o Governador da época determinou a abertura de um caminho novo para o Sul, que permanecesse sempre seco, em substituição ao antigo, que era constantemente encharcado".Cognome: "Terra das Escolas"; "Atenas do Sul", "Terra da Cultura" e "Terra da Hospitalidade" são cognomes utilizados para caracterizar Itapetininga, sua educação de qualidade, sua localização privilegiada no Sul do Estado, a cultura transmitida por seu povo e a hospitalidade garantida a seus visitantes.Santa Padroeira : A Santa Padroeira de Itapetininga é Nossa Senhora dos Prazeres.Fundação: 5 de Novembro de 1770Instalação da Sede de Comarca: 17 de Julho de 1852Elevação à Cidade: 13 de Março de 1855O Aniversário de Itapetininga é comemorado todos os anos no dia 5 de Novembro.Simbolos Itapetininganos:Brasão de Armas, Bandeira e Hino. SABATININGAPerguntas: 1 – Onde ficava o primeiro povoado antes da Fundação de Itapetininga? 2 – Quando foi fundada a Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga? 3 – Onde foi levantado o Pelourinho em Itapetininga? 4 – Quais os nomes das pessoas responsáveis pela Fundação de Itapetininga? 5 – O que significa ITAPETININGA na língua tupi-guarani? 6 – Quais os cognomes recebidos por Itapetininga? 7 – Qual o nome da Santa Padroeira de Itapetininga? 8 – Que dia comemoramos o aniversário de Itapetininga? 9 - Durante muito tempo o aniversário de Itapetininga era comemorado em que dia? 10 – Quem nasce em Itapetininga é .............. 11 – Quem conhece a Lenda da Mula Roana? Sugerimos que você veja também a História do Comércio de Itapetininga.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.