História da Vila Progresso é tema de livro. Valdecir Rocha, jornalcruzeiro.com.br
10 de janeiro de 2016, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Exatamente quatro quadras, com algumas casas e cercada por fazendas e sítios. Esta era a Vila Progresso no ano de 1940, quando Sidney Martins, 75 anos, nasceu e de onde nunca saiu. Literalmente, ele viu o progresso chegar à vila, que se expandiu com o loteamento das fazendas e sítios e a chegada de novas famílias para formar o bairro. Parte da história dessa região Martins conta no livro Vila Progresso nos anos de 1940 a 1960, que escreveu no ano passado. Cita, por exemplo, que a área era conhecida como Bairro do Lixo, na delimitação imaginária que servia de ligação entre as ruas Aparecida, Osvaldo Cruz (então estrada do Matadouro), João Ribeiro de Barros e o rio Sorocaba. Sidney Martins é aposentado da Prefeitura de Sorocaba, onde entrou em 1963 e saiu em 1988. Ele foi casado com uma vizinha, Tere (já falecida), e foi morar na casa que construíram ao lado daquela em que nasceu, onde vive até hoje com a segunda esposa, Marlene. Ele tem três filhos, todos do primeiro casamento.O livro são 178 páginas recheadas com informações e fotografias das famílias e imóveis do bairro, fruto de um trabalho de pesquisa e suas memórias. Martins informou que o fato motivador para que escrevesse o livro foi uma reportagem publicada publicado no dia 3 de maio de 2015 pelo Cruzeiro do Sul no caderno Direção Sorocaba sobre a zona norte, e especificamente a da Vila Progresso. Ele foi um dos entrevistados e estava com amigos na chamada "praça do Truco".Após a publicação do Cruzeiro, disse que os amigos, entre eles Celso Detogni e Antônio Fiorotto, o incentivaram a fazer o livro e pôs-se a pequisar material que tinha guardado e foi também às casas de moradores antigos. "Fui de rua em rua e lembrava quem morava, os filhos...", explicou. O objetivo foi de mostrar como era o bairro entre as décadas de 1940 e 1960 "para trazer ao conhecimento hoje da Vila Progresso antiga para não ficar esquecida no tempo. Se alguém não fizesse, ninguém iria mais lembrar". Foram produzidas 60 unidades do livro que Martins doou aos amigos moradores antigos e familiares. "Não fiz para vender. É só para registrar mesmo. Vou doar à Biblioteca Municipal para que lá também tenha", disse.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!