HISTÓRIA DO DIA DO TRABALHADOR - Revolta de Haymarket. youtube.com/watch?v=_8NHDEAgF4c
30 de abril de 2023, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
A Revolta Trabalhista que levou ao Dia do Trabalhador ocorreu no final do século XIX e início do século XX, em um período marcado pela exploração intensa dos trabalhadores em diversos países do mundo, incluindo o Brasil.
Naquela época, os trabalhadores eram submetidos a longas jornadas de trabalho, em condições precárias e sem qualquer tipo de proteção social. Além disso, os salários eram baixos e a classe trabalhadora tinha poucos direitos e pouca representatividade política.Em muitos países, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos para lutar por melhores condições de trabalho e por seus direitos. Em 1º de maio de 1886, aconteceu uma grande manifestação em Chicago, nos Estados Unidos, que ficou conhecida por a Revolta de Haymarket, em que os trabalhadores exigiam a redução da jornada de trabalho de 15 para 8 horas diárias. A manifestação acabou em confronto com a polícia após a explosão de uma bomba, resultando na morte de manifestantes e policiais devido a Isso foi visto pelo governo como uma revolta anarquista levando a prisão e até condenação à morte de operários.Tempos depois foi descoberto que a bomba foi lançada pela o capitão da política com o intuito de marginalizar a greve a culpar os trabalhadores.Em homenagem a esses trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho, em 1889 a Segunda Internacional Socialista instituiu o Dia do Trabalhador, a ser celebrado em 1º de maio de cada ano.Em pouco tempo esse dia se espalhou e começou a ser comemorado por todo o mundo.No Brasil, o Dia do Trabalhador foi oficializado em 1924 pelo presidente Artur Bernardes, mas a data já era celebrada desde antes, com manifestações e greves em diversas cidades do país. A Revolta Trabalhista brasileira, que contribuiu para a oficialização do Dia do Trabalhador, teve como principais reivindicações a jornada de trabalho de 8 horas diárias, melhores salários e condições de trabalho, além de representatividade política para a classe trabalhadora.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.