18 de maio de 2023, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Las chicas del radium [ 1 ] [ 2 ] (em inglês: Radium Girls ) foi o nome dado a um grupo de trabalhadoras que sofreram envenenamento por radiação enquanto revestiam os mostradores dos relógios que fabricavam com uma tinta à base de rádio usada nos Estados Unidos Fábrica da States Radium Corporation em Orange , Nova Jersey , em 1917 . [ 3 ]Milhares de funcionárias passaram pelas instalações da fábrica durante a Primeira Guerra Mundial , pois os relógios luminescentes eram muito úteis porque os soldados também podiam verificar as horas à noite. Mais tarde, tornaram-se muito populares entre a população civil , tendo a empresa de contratar mais funcionários e, consequentemente, o número de pessoas afetadas pelo envenenamento.As jovens, informadas de que a tinta era inofensiva e sem saberem do risco que corriam, tinham o hábito de chupar as cerdas dos pincéis que usavam para refiná-las e assim pintar com maior precisão, além disso também costumava pintar unhas ou dentes como uma brincadeira para depois apagar a luz e surpreender as pessoas com a luminescência que emanava de suas bocas.Problema e soluçãoEditarMais tarde os problemas começaram a aparecer, uma das primeiras a notar foi Amelia Maggia quando anos depois de ter trabalhado para aquela empresa seus dentes começaram a cair sem motivo aparente, reclamando também de dores terríveis na mandíbula . Depois de analisá-la, vários médicos estabeleceram uma relação clara entre seus sintomas e seu trabalho anterior, com os quais ela tentou localizar seus ex-colegas para informá-los, mas não conseguiu encontrar mais de três, pois a maioria estava na última fase da doença. ou já falecido.Cinco das mulheres levaram o chefe ao tribunal, o que não foi fácil para elas, pois a empresa tinha muitos contatos poderosos no judiciário e elas se esforçaram para adiar o assunto o máximo possível, mas no final chegaram a um acordo para uma compensação justa por suas doenças.Após esses eventos, o Congresso dos Estados Unidos votou a favor de uma resolução que estabelece os direitos dos empregados que contraem doenças ocupacionais . Como as meninas de baixa renda não podiam pagar um advogado, um dos advogados se ofereceu para ajudá-las gratuitamente, mas elas só ganharam credibilidade quando um homem morreu. Eles decidiram inspecionar o corpo da primeira morte e ficaram surpresos ao ver que seu corpo ainda estava brilhando com o elemento tóxico .
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!