No tempo em que a Raposo passava por dentro da cidade
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
•
Esta é a avenida Raposo Tavares, quando ainda passava por dentro de Sorocaba (trecho da avenida São Paulo). Como já está asfaltada, acredito que seja da segunda metade da década de 50. Olhe lá no meio da foto aquela prédio branco: é o edifício Nossa Senhora da Penha, que foi inaugurado em 1957. Logo... Zum no zóio de detetive...
Vamos dar uma viajada nela? Deem uma olhada no panorama geral da cidade.
De onde a foto foi tirada? Creio que da altura da indústria Bórnia? Ali temos a baixada do córrego Piratininga, onde fica o Paulistão. A rua Epitácio Pessoa, que dá acesso ao Cemitério Pax. Nesse tempo, o cemitério nem existia ainda. Por ali estava a Olaria Hingst, próxima da Packing House (onde as laranjas eram preparadas para exportação). A família Hingst tinha uma grande área na região da Árvore Grande ), que fazia parte da Chácara Boa Vista (ainda vou contar essa história com detalhes).
Esta foto reveladora da paisagem antiga de Sorocaba, meio chácara, meio cidade, encontrei no acervo do IBGE e resolvi compartilhar vocês. No acervo, a estrada que aparece é mencionada como Raposo Tavares.
A Raposo Tavares só deixou de passar por dentro de Sorocaba, no início dos anos 1960, quando a Variante Externa foi entregue.
Ampliem a foto, comentem, revelem outros detalhes e histórias que ela revela. Não vão morrer do vírus da saudade...
select * from fontes where report = 29693 order by data asc Registros mencionados
• Temas (2): Estradas antigas; Rodovia Raposo Tavares
• Cidades (4): São Paulo/SP; São Roque/SP; Sorocaba/SP; Torre de Pedra/SP
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.