Estrada de Ferro Votorantim - 2A ESTAÇÃO PAULA SOUZA E ADJACÊNCIAS EM FOTOS DE 1977
Dando sequência à postagem de fotos da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, tiradas por Antonio Gavioli, em 1977, hoje publico imagens da Estação Paula Souza e do trecho da linha até a ponte da Rua XV. Em 1977, o controle da estrada de ferro passou da Fábrica de Tecidos Votorantim para a empresa Votoran, que de fato continuava a usar o trem para transportar cimento.
A estação ganhou o nome de Paula Souza em homenagem ao engenheiro Calixto de Paula Souza, em 1922, quando a estação foi ampliada e a estrada de ferro foi eletrificada nos 7 km até Votorantim, mudando a bitola dos trilhos dos 60 cm para um metro. Até então, as locomotivas eram movidas a vapor (marias-fumaça).
A Estrada de Ferro Votorantim foi inaugurada em 1892, até a vila de Votorantim. Em 1894 ela foi ampliada até Itupararanga, passando por Santa Helena e pedreira de Baltar. Em 1906 foi inaugurado o trem de passageiros (bondinho) até Votorantim, sob a gerência do engenheiro Calixo de Paula Souza, que depois foi "inspetor geral" da Sorocabana. A rua que vai da ponte até a estação também recebeu o nome de Paula Souza.
Em 1966, o bondinho de passageiros deixou de circular. A estrada de ferro foi elétrica (com cabos aéreos) até 1986, quando passaram a circular locomotivas a diesel-elétrico. A ferrovia foi desativada em 1998.Atualmente, a estação Paula Souza tornou-se o Centro de Memória Ferroviária.Vejam as fotos#Sorocoisas #MarvadãoHistória #RedescobrindoSorocaba #EstradadeFerroVotorantim #EstaçãoPaulaSouza #MemóriaFerroviária
• Pessoas (2): Calixto de Paula Souza (61 anos); Washington Luís Pereira de Sousa (53 anos)
• Temas (4): Bondes; Eletricidade; Ferrovias; Presidentes do Brasil
• Cidades (2): Sorocaba/SP; Votorantim/SP
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.