'Memória Histórica de São Sebastião - 30/03/1958 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1954
1955
1956
1957
1958
1959
1960
1961
1962
Registros ()Cidades (34)Pessoas (62)Temas (91)


Memória Histórica de São Sebastião
    30 de março de 1958, domingo
    Atualizado em 08/10/2025 18:52:06

    
    
    


Da mesma opinião é Cândido Mendes, em suas Notas para a História Pátria, quando diz serem os nomes dados a certos pontos, "resultante do estylo adoptado, isto é, mediante o almanack".A acrescenta:

"Assim deu-se á ilha de São Sebastião (referindo-se a expedição de Vespucio) o nome deste santo por isso que sua descoberta fez-se a 20 de Janeiro, assim como o de rio de São Vicente, á embocadura formada pelas aguas que cercam a ilha do mesmo nome, onde fundou-se a vil- la de igual denominação, e depois a cidade de Santos, por isso que a fróta alli chegára a 22 de Janeiro de 1502".

João Mendes, em seu Diccionario Geographico da Provincia de São Paulo, diz ser o referido vocábulo de origem tupi,"como consta de um documento de 1602”,sendo corruptela de Ciri-bas, apartada, separada."De ciri, apartar, separar,mar participio".bas (breve) para for-

Em uma carta de sesmaria concedida por Gaspar Conqueiro, loco-tenente de Pero Lopes de Souza, a Diogo de Unhate e João de Abreu, em setembro de 1608, lê-se a seguinte frase:

"que estava na dita ilha de S. Sebastião... de Ce- reiba e ia dar em outra paragem chamada T...aque- mirim" (10),

conforme o original que tivemos ocasião de verificar no próprio livro existente no Arquivo Público.

Segundo Hans Staden, à mesma ilha chamavam os indígenas de Meyembipe (11).Convém ainda acrescentar a opinião do Dr. Teodoro Sampaio, que, como se sabe, é considerado como sendo das maiores auto- ridades no conhecimento da língua tupi.

Diz êle, em seu volumoso trabalho, O Tupi na Geografia Nacional, ser

"Serehyba, corruptéla de ciri-yba, a arvore dos siris, porque das folhas amarellas cahidas dessa planta se nu- trem os siris e carangueijos".

Como dissemos, Hans Staden assegurou que os indígenas de- nominaram-na Meyembipe.(10).(11).Sesmarias, Livro 1.0 (1602-1642), pág. 22.Varnhagem, com. à História do Brasil de Gabriel Soares, in Revista do Ins- tituto Histórico e Geográfico, pág. 341, vol. 14. [p. 205]

e necessidades, recebendo em seu corpo muitas flexadas e feridas de que o dito Diogo de Unhate ficára manco e aleijado do braço e mão direita, e derramára seu sangue muitas vezes sem ter tido remuneração alguma; e .porque a 15 leguas desta villa de Santos, na ilha de São Sebastião, na terra firme defronte della e toda a costa até o Rio de Janeiro eram todas as terras deshabitadas e devolutas, e ainda que eram tão longe pediam para: ambos dois pedaços de terras de mattos bravos que começavam defronte da ilha de São Sebastião nos arrecifes que estão juntos de uma praia que chamam Piraqui-mirim, que estão da banda da terra dos Iguaramimis para o Nordéste e que d´ahi vão cortando pela terra adiante ao longo do mar salgado, passando outros arrecifesque estão defronte da ilha ao longo da costa, e d´ahi iria pela mesma praia que se chama Saranambitú e por ella ao diante irá cortando até chegar ao porto das canôas que chamam Ibapitandiba, e deste porto correria direito á serra e pelo cume della iria cortando até. ondecomeçou a partir, e toda terra que houver dentro desta demarcação, aguas vertentes para o mar, entrarão nesta data.

E outro sim mais uma legua de terra de mattos, maninhos e capoeiras antigas dos gentios, que estavam devolutas, para plantações de canaveaes, algodoaes e mantimentos porque esta terra firme a queriam para criações a qual terra partiria do capinsal que estava na di-ta ilha de São Sebastião que era... de ciryba e juá a dar em outro Paraíiquê que chamam mirim até a enciada a que chamam dos Inglezes, e que a dita legua de terra fosse em quadra.

Despacho: — Concedo. Santos, 26 de Janeiro de 1608. — Gaspar Conqueiro, capitão mór”,

Estabelecendo-se com suas famílias nas terras que lhes foramconcedidas

na ilha de São Sebastião, na terra firme defrontedella”,

ou melhor, na parte do Continente, defronte da ilha de São Sebas-tião, Diogo de Unhate e João de Abreu, deram princípio ao povoa-do, so qual, de então por diante, outras pessoas também foramreunir-se.

Pouco a pouco, com a concessão de novas datas foi aumentando o pequenino núcleo, até que, a 16 de março de 1636, sendo regular o número de habitantes, era ele ereto em vila pelo capitão- mór e alcaide da Capitania de São Vicente, Pedro Mota Leite (36° Capitão- mor da Capitania de São Vicente) e Provisão do Conde de Monsanto, desmembrando-se o seu território do município de Santos, a que pertencia. [p. 211]

Quanto ao nome do seu fundador, divergem vários historiadores, dizendo uns, como Pedro Taques Pais Leme, em sua Genealogia Paulistano, terem sido Francisco de Escobar Ortiz e sua mulher d. Inês de Oliveira Cotrim; outros, como José Jacinto Ribeiro, citam os nomes de Diogo de Unhate e João de Abreu.
Com quem a razão?
De um auto lavrado no ano de 1636 e que se encontra, segundo documento oficial, à fôlhas 2 do livro do tombo existente na Igreja local, a povoação já era existente havia 30 anos, asserção que é confirmada com o extrato de duas cartas, kle sesmarias concedidas em Santos pelo Capitão-mor Gaspar Conqueiro, loco-tenente de Lopo de Souza, a 20 de janeiro de 1603 e 16 de junho de 1609.

Essa asserção, da existência da povoação trinta anos antesde 1630, — muitos anos, aliás, — encontra sua confirmação nãosó nas referidas sesmarias concedidas pelo loco¡-tenente GasparConqueiro a Diogo de Unhate e João de Abreu, como em outrasmais, que tivemos ocasião de verificar no livro original por nósencontrado no Arquivo Público, de onde se julgava ter desaparecido.Assim é que, a fôlhas 52 dêsse valioso volume, vem registradoo seguinte:

Traslado de uma carta de dada de terras de sesmaria de Diogo Rodrigues e José Adorno, que lhes deu o Capitão Jeronymo Leitão na praia além da Bertioga, até Toque-Toque.

Jeronymo Leitão capitão e Governador por sua Magestade desta capitania de São Vicente costa do Brasil de que é capitão e governador Pero Lopes de Sousa por... faço saber a quantos esta minha carta de dadade terras virem e o conhecimento della com direito pertencer que a mim me enviou a dizer por sua petição Diogo Rodrigues e José Adorno moradores tempo nesta capitania com mulheres e filhos ou parte della da. dita Izabel de Gambôa desta capitania do senhor Pero Lopes de Souza me pedia que em nome do dito que a elles supplicantes tem por sua carta empossada em nome de Antonio Rodrigues de Almeida como capitão que era da dita dona Izabel de Gambôa respeito a serem moradores antigos e sustentarem a terra e terem mulheres e filhos sua petição declarada na verdade e havendo respeito dos supplicantes e passar tudo na verdade a petição dos supplicantes capitania de muito tempo de terem mulheres e sustentar a terra nas guerras della tudo á sua custa lhe dou toda a terra que achar estar e ser desta capitania que estiverem de d................ das demarcações de sua carta que tem de da....... PNI por Antonio Rodrigues de Almeida aos supplicantes assim e da maneira que em ella se contem a qual lhe dou pelospoderes que para isso tenho do senhor Pero Lopes de Souza que estão nas camaras destas villas com as condições da sesmaria com todalas entradas e sahidas e logradouros forras de todolos tributos sómente dizimos a Deus para elles e seus herdeiros ascendentes e descendentesdeste dia para todo sempre mando a todalas justiças a que o caso com direito pertencer os mettam “de posse e as deixem roçar............. ditas terras e esta carta será registada............. do tombo do dito senhor para a todo o tempo constar como foram dadas...........

pa nnD nego. registada a carta atraz.................nesta provedoria e feitoria a folhas 128 do dito livro errar escrivão da provedoria e feitoria e alfandega nas capitanias de São Vicente............. de que passei a presente certidão de registo por mim feita e assignada em esta villa do porto de Santos hoje aos vin-te e quatro dias do mez de Fevereiro de mil e quinhentos e oitenta e seis annos (24 de fevereiro de 1586) — Francisco Casado.......... pagou nada fica registada esta carta de dada de terras no livro dos registos que.............. o senhor Pero Lopes de Souza as folhas quarenta e três e quarenta e quatro bem e fielmente sem cousa que duvida faça por mim escrivão das dadas por mim assignada aos vinte e sete dias do mês de Fevereiro de mil e quinhentos e oitenta e sete annos pago nada........cciccccerecccccrrerserasesrera

A qual carta de dada de terras de sesmaria acima e atrazescripta eu Diogo de Unhate escrivão da fazenda de SuaMagestade desta capitania de São Vicente fiz aqui trasla-dar a requerimento de Diogo Rodrigues sem embargo deconstar que já foi registada................... . O livronem o logar certo onde foi registada PRE PENprqbria carta origina] entreguei ao dito.............Rodrigues e este traslado vae certo e verdadeiro e o con-certei com o tabelião aqui commigo assignado em estavilla do porto de Santos aos vinte............... de mile seiscentos........cciciciccccsccrrrccerrarera sarroRegistada por mim escrivão da fazenda de Sua Magestade.

Diogo de Onhatecrer Ra a o o o rar na a a a rs 0 en 4PR E REAntonio Rodrigues de Almeida............ Santo. Amaroe da Gua......... pela senhora..... Cc... de Gambôacapitõa e governadora............. .. por el-rei nossoSenhor mulher que.............. do senhor Pero Lopes de Souza.................. etc. faço saber a todosos juizes e justiça e officiaes e pessoas da.............capitania que esta minha carta de dada de terras de ses-maria de hoje este dia para todo o sempre virem e o conhecimento della com ;direito pertencgr........... por Diogo Rodrigues e José Adorno ........... . petição dizendo em ella entre............. que elles havia muitos annos que viviam na capitania............. MartimAffonso de Souza................ defendendo-as amboscom suas pessoas....... +. terem terras suas na capitaniado dito......... +... por terem todas dadas se deter-minarem tanto........... tempo de seu logar passarem-se à dita capitania de Santo Amaro a faserem nella suasfazendas............ pediam lhes desse um pedaço deterra que está............ indo da Bertioga para a ilhade São Sebastião................ a saber de um logarque se chama Guaraty pa............. com terras de Domingos Guarracho correndo por costa até onde dizem Itaco-Toque que está aquem da dita ilha de São Sebastião partindo com Braz Cubas e juntamente com umas ilhas que se chamam de Bois-Sucanga que fasem a maneira deponta no meio da dita terra etc..............cc.cc.....

Além dessa, que divisava com o lugar denominado Itaco-To-que (Toque-Toque) em São Sebastião, e que, como vimos, lheshavia sido concedida no ano de 1586, outras existem como as deSimão Machado, 1608 onde ainda se lê:

"... lhe fizesse mercê dar-lhe um pedaço de terraque é nesta costa indo de aqui............. São Sebas-tião onde chamam Ipianameima que começa a partir doPirai que das ilhas de Boiguassucanga estava na terrafirme e iria acabar na ponta do Toque........... ”.

Outra de Gonçalo Pedrosa, ainda no ano de 1608:

na terra firme de........... te da ilha de SãoSebastião que está nos mattos............... lograr eaproveitar o qual pedaço de terra começará da ponta doToque-Toque onde acaba..... Cerca que tem Diogo Rodrigues e Antonio Adorno que Deus tem....”.

Outras mais, como as que foram concedidas a Diogo Dias, aDiogo de Unhate, — “defronte da ilha de São Sebastião” — a Jácome Lopes, etc.

Do exposto, claramente se vê que, embora elevada à cate-goria de vila a 16 de março do ano de 1636 (17), teve a mesma(17). — Azevedo Marques, em seus Apontamentos Históricos da Província de São Paulo, A. Moreira Pinto, no Diccionario Geographico do Brasil, J. Jacinto Ribeiro, em sua Chronologia Paulista, dão o dia 26 de março como data da fundação, en- [p. , 213, 214]





OII!

Registros mencionados

  24 de fevereiro de 1586, segunda-feiraID: 24392
Traslado de uma carta de dada de terras de sesmaria de Diogo Rodrigues...
Atualizado em 08/10/2025 18:43:50
     Imagens (2)
    
    
    
     Fontes (1)


26 de janeiro de 1608, sábadoID: 24390
Requerimento de sesmaria
Atualizado em 01/10/2025 18:04:26
•  Imagens (1)
•  Fontes (2)
  
  
  


  setembro de 1608ID: 24389
Carta de sesmaria concedida por Gaspar Conqueiro, loco-tenente de Pero...
Atualizado em 02/10/2025 12:44:50
     Imagens (1)
    
    
     Fontes (2)


  1636ID: 24391
Casamento de Bartholomeu de Torales y Contreras e Maria de Góes
Atualizado em 26/09/2025 01:57:26
     Imagens (1)
    


  16 de março de 1636, domingoID: 26041
Elevação do povoado de São Sebastião à categoria de vila
Atualizado em 28/09/2025 02:43:20
     Imagens (1)
    
    
    
     Fontes (3)


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.