Estudos Arqueológicos em Sorocaba. alascaconsultoria.blog
8 de maio de 2023, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*Os Arqueólogos da A Lasca Arqueologia estiveram em Sorocaba (SP), para realizar estudos de campo.Paralelamente, em parceria instituições culturais e educativas, será difundido, por meio dos seus canais de comunicação, o material informativo digital – Por que o Patrimônio Cultural é tão importante? – para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.
Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do Villa America Sorocaba, estudos autorizados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria nº 24, de 20/04/2023.
Por que são necessários esses estudos?
Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios, como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico, durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.
Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são formas de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.
Informações sobre a região
A área do empreendimento está situada nas Bacias Hidrográficas do Sorocaba e Médio Tietê. A ocupação humana mais antiga na região é de grupos caçadores-coletores, de Tradições Umbu, com vestígios de pequenas peças líticas (em pedra), como raspadores, furadores, talhadores e lâminas de machado, polidas e finamente trabalhadas; e Humaitá, com produções mais robustas, feitas com blocos ou seixos. Já quanto às populações mais recentes, há as Tradições Tupiguarani, com cerâmicas de base arredondada pintadas em preto e vermelho sobre engobo branco, e que se estabelecia, preferencialmente, em regiões de terra preta, ótima para cultivo; e Itararé, com vasilhames pequenos de paredes finas, escuras e bem alisadas. Um elemento característico deste povo ceramista são as “casas subterrâneas”, de formato circular com variados diâmetros e profundidades, praticamente verticais.
Bens Culturais
Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. O município de Sorocaba possui nove bens tombados, isto é, protegidos por lei pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat. São eles: o Bairro do Cafundó; a Capela da Penha, bairro rural do Carafá; a Capela do Divino Espírito Santo do Cerrado; a Casa Grande do Brigadeiro Tobias; o Complexo Ferroviário de Sorocaba; a Fábrica Têxtil Nossa Senhora da Ponte; a E.E. Antonio Padilha; o Fórum e o Mosteiro de São Bento.
Sítios Arqueológicos
Um número significativo de pesquisas arqueológicas já foi realizado em Sorocaba. Entretanto, o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA e o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão – SICG, bancos de dados do IPHAN, ainda não apresentam registros de sítios arqueológicos no município. Há, por outro lado, o sítio Pirajibu, o Sítio do Clemente, e os sítios Fazenda Ester 1 a 6, identificados em pesquisas na região.Galeria das fotos de campoVilla America Sorocaba;A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:Superintendência do Iphan no Estado de São PauloTelefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913Para saber mais:Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação PatrimonialESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.
Mapa Data: 01/01/1640 Créditos/Fonte: Willem Janszoon Blaeu Phillipa Ville e Reino Ville
ID: 5541
Mapa Americae nova Tabula Data: 01/01/1640 Créditos/Fonte: Willem & Jan Blaeu 01/01/1640
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.