26 de maio de 2025, segunda-feira Atualizado em 26/05/2025 21:40:52
•
Nascido no Rio de Janeiro, em 18 de julho de 1938, filho de Ubaldino do Amaral Neto (neto paterno de Ubaldino do Amaral Fontoura, abolicionista e prefeito do Distrito Federal, filho de Amanda Sylvia do Valle, neta materna de Rufino Enéas Gustavo Galvão, visconde de Maracaju) e de Alice do Amaral Motta (filha de Cândido Motta, político paulista, prima-quinta do marido). Funcionário público federal aposentado (Diretor do Serviço de Taquigrafia do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). Licenciado em Línguas Latinas e História e Geografia (1959), estenotipista, genealogista, organista, taquígrafo e tradutor.
Casado no Rio de Janeiro, em 19 de dezembro de 1964, com Maria Celanira Silveira Zacarias (nascida em Quarai, RS, em 7 de abril de 1940), professora, filha de Olinto Zacarias e de Maria Ester Silveira. Pai de dois filhos casados (Luís Zacarias do Amaral, engenheiro de informática, e Maria Alice Zacarias do Amaral, médica veterinária) e três netos.
Faleceu na sua cidade natal, Rio de Janeiro, a 19 de dezembro de 2021.
Associações Culturais a que pertenceu:Associação Brasileira de Estenotipia – Rio de Janeiro, RJ – Sócio Fundador;Colégio Brasileiro de Genealogia – Rio de Janeiro, RJ – Sócio Titular – Cadeira nº 9;Instituto Brasileiro de Genealogia – São Paulo, SP;Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP – São Paulo, SP;Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul – INGERS – Porto Alegre, RS;Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba – Sorocaba, SP;Instituto Cultural D. Isabel I – Rio de Janeiro, RJ;Associação dos Colaboradores em Música Sacra e Canto Pastoral – Rio de Janeiro, RJ. Obras publicadas:O Marechal Visconde de Maracaju – Memória histórico-genealógicaA descendência de Ubaldino do Amaral FontouraUm ramo da família Motta no Brasil – A descendência de José Antônio da MottaUm ramo da família Motta no Brasil – A descendência de José Antônio da Motta A publicar:O sobrenome Amaral (em processo de revisão)O Gotha da América (em processo de digitação) Traduções:De todo Coração (Tout m’est Bonheur) – de Isabelle de Orléans e Bragança, condessa de ParisOs caminhos sulcados (Les Chemins creux) – idemContos de minhas Terras (Contes de mes Pays) – idemD. Luís Gastão do Brasil (Um jeune Prince chrétien – Louis Gaston d’Orléans-Bragance) – Monsenhor René DelairMinha Mãe, a Princesa Imperial Viúva (Lê Temps de ma Mère) – Pia Maria, Princesa Imperial do Brasil, condessa René de NicolaiMemórias (Mes Mémoires) – Albert Latapie (lacaio da Princesa Isabel, e, mais tarde, mordomo do Castelo d’Eu)
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!