Domingas de Aram (Arão) Amaral* Rio de Janeiro (RJ) c. 1582 + d. 1654PaisPai: Antônio Diogo do AmaralMãe: Micaela de Jesus de Aram (Arão)CasamentosRio de Janeiro (RJ) c. 1599Capitão Toussaint Grugel (Tucem Grugel) * c. 1567FilhosMaria Gurgel * 1607Francisco Gurgel * c. 1610Isabel Gurgel * c. 1613Angela do Amaral Gurgel * 09.11.1616 João Baptista JordãoMessia de Aram * c. 1617 José Nunes da SilvaBárbara GurgelAntônia Correia do Amaral (Antónia do Amaral Gurgel) * 07.03.1622 João de Azevedo RoxasNotas BiográficasAinda viva em 1654.Capitão Toussaint Grugel (Tucem Grugel) * Le Hâvre de Grace, Normandia (França) c. 1567 + Rio de Janeiro (RJ) c. 1631 Casamentos - Rio de Janeiro (RJ) c. 1599 Domingas de Aram (Arão) Amaral * c. 1582
Filhos
Maria Gurgel * 1607 Francisco Gurgel * c. 1610 Isabel Gurgel * c. 1613 Angela do Amaral Gurgel * 09.11.1616 João Baptista Jordão Messia de Aram * c. 1617 José Nunes da Silva Bárbara Gurgel Antônia Correia do Amaral (Antónia do Amaral Gurgel) * 07.03.1622 João de Azevedo Roxas
Notas BiográficasAquele que é considerado o pai de uma das mais antigas famílias brasileiras (com ramificações em outros países), chegou pela primeira vez em terras brasileiras no ano de 1565, capitaneando duas naus que saíram de Saint Malo, Bretagne, France com destino a Vila de Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil.
Duas motivações para realização de tal viagem são conhecidas (http://bit.ly/1CUTqz0), sendo:O contrabando de madeira de lei, principalmente o pau-brasil (Caesalpinia echinata), uma árvore que nos dias de hoje, está quase extinta já que durante o Brasil Colonial era caçada de forma predatória, devido a extração de uma resina do seu tronco de cor escarlate para tingir tecidos. Sem contar que, os móveis esculpidos desta madeira eram considerados um artigo de luxo na época (devido a coloração vermelha e a durabilidade).
Apoio militar para a (re)fundação da França Antártica (1555-1560), um sonho fracassado de Nicolas Duran de Villegaignon, Jean Calvin, Gaspard de Coligny, Guillaume Le Testu e do rei Henri II de France.No entanto, ao aportar em Cabo Frio, encontrou a vila em pé de guerra. Forças enviadas sob o comando do Coronel João Pereira de Souza Botafogo a mando do então Governador do Rio de Janeiro, D. Salvador Correia de Sá, guerreavam com os franceses remanescentes e seus aliados, os tamoios (uma nação tupi). Estas tropas tinham o intuito de desalojar de vez os resquícios do que fugiu da extinta e destruída Henriville. A missão fluminense foi bem sucedida, já que os rebeldes foram detidos e aprisionados.
Dentre eles, o corsário Toussaint Grügel que declarou em cárcere após entregar a sua espada:Ser natural da Alsase, France.Ser filho de mãe francesa e pai alemão da Bayern, Deutschland.Ter estudado no Liceu de Strassbourg, Alsase, France.Ter cursado Hidrografia e Ciências Náuticas em Saint Melo, Bretagne, France.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.