Suposta nova esfera de Buga é avistada na China e reacende mistério entre cientistas - ndmais.com.br
16 de junho de 2025, segunda-feira Atualizado em 23/07/2025 03:29:07
•
•
Por Lídia Gabriella - Um relato publicado recentemente por um usuário do Reddit reacendeu uma conversa sobre a suposta nova esfera de Buga, vista recentemente na Colômbia.
Segundo a testemunha, que preferiu manter o anonimato, o avistamento aconteceu em 5 de junho, por volta das 19h, nas proximidades do Reservatório Shayukou, na China. “No começo, pensei que fosse apenas um balão de hidrogênio estranho”, contou. No entanto, o comportamento do objeto logo chamou atenção.
Internauta fala da suposta nova esfera de BugaO usuário relatou ter visto uma esfera metálica voando a baixa altitude, vindo do Oeste e pairando sobre a água. Minutos depois, o objeto teria retornando, surgindo do Sul, desta vez com movimentos mais nítidos e silenciosos, mesmo sem vento.
“A esfera conseguia voar em altitudes variadas, pairava no ar e mudava de direção com precisão. Tentei filmar, mas ela desaparecia atrás das árvores sempre que começava a gravar. Foram mais de dez minutos de aparições intermitentes.”
A testemunha gravou três vídeos curtos, mas afirma que a esfera desapareceu completamente após o último. Dias depois, ao ver imagens semelhantes da esfera de Yumbo (Colômbia) nas redes sociais, decidiu buscar ajuda online para identificar o fenômeno.
Suposta nova esfera de Buga foi vista na ColômbiaTrabalhadores rurais registraram em vídeo uma esfera metálica semelhante à esfera de Buga, nome dado ao objeto misterioso que apareceu pela primeira vez em março, na cidade de Buga, no departamento de Valle del Cauca, na Colômbia.
Menos de uma semana após o avistamento na China, o objeto voltou a ser visto, desta vez em Yumbo, também no Valle del Cauca, a cerca de 70 km de Buga.Segundo os relatos, a esfera sobrevoava uma plantação de cana-de-açúcar em movimentos de zigue-zague, chamando a atenção dos trabalhadores que estavam no campo.Testemunhas descreveram o fenômeno como “fora do normal” e “difícil de explicar com a tecnologia convencional”.O que é a esfera de Buga?Enquanto alguns acreditam que o objeto pode ser um OVNI (Objeto Voador Não Identificado), o pesquisador guatemalteco José Manrique afirma que o objeto se trata de uma manipulação digital ou até mesmo de tecnologia terrestre avançada, devido a indícios de fibras ópticas que sugerem sensores ambientais.Um dos relatos mais curiosos envolve uma das testemunhas que segurou a esfera de Buga. Segundo ela, o objeto pesava cerca de 1,5 quilo no momento em que foi encontrado, mas, com o passar do tempo, seu peso teria aumentado misteriosamente para 9 quilos.Os trabalhadores afirmam ter entregue a esfera a uma empresa local chamada German Company, especializada em eletrônicos, que agora analisa o artefato.Até o momento, o Ministério da Defesa da Colômbia não se pronunciou oficialmente, e o vídeo segue sob análise independente.Impacto potencial sobre a exploração espacial e a ciênciaDe acordo com a NASA, caso seja confirmada a hipótese de que a esfera de Buga seja um OVNI, isso pode representar riscos ou prejuízos para o nosso planeta.Segurança orbital: se essas esferas estiverem ativas e se movimentando em altitudes críticas, podem provocar interferência em satélites ou missões tripulada;Inovações tecnológicas: a capacidade de manobra observada, como os zigue-zagues em Yumbo, pode inspirar futuros sistemas de propulsão ou controle de atitude em naves espaciais;Protocolos de monitoramento: o reconhecimento das esferas em ambientes agrícolas reforça a necessidade de sensores multi-plataforma (terra, ar e satélite) para detecção precoce.
OII!
Registros mencionados Registros mencionados (1): 05/06/2025 - Esfera de Buga
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.