'Governo do Rio Grande do Norte, 2ª Volume, de autoria de Luís da Câmara Cascudo. Mossoró-RN, Coleção Mossoroense, série “C”, volume DXXXI, 1989. - 01/01/1989 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1985
1986
1987
1988
1989
1990
1991
1992
1993
Registros (78)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (93)


Governo do Rio Grande do Norte, 2ª Volume, de autoria de Luís da Câmara Cascudo. Mossoró-RN, Coleção Mossoroense, série “C”, volume DXXXI, 1989.
    1989
    Atualizado em 25/07/2025 06:59:21

•  Imagens (30)
  
  
  


Manuel de Mascarenhas Homem

Manuel de Mascarenhas Homem, não foi Capitão·mor do Rio Grande do Norte mas sua primeira autoridade cronológica. Dirigiu a expedição colonizadora da Capitania assim como a construção da fortaleza dos Santos Reis Magos, iniciada a 6 de janeiro e terminada a 24 de junho de 1598. Nomeou o primeiro capitão-mor e, posteriormente, concedeu a primeira sesmaria, a João Rodrigues Colaço, a 9 de janeiro de 1600.Era Capitão-mor de Pernambuco por nomeação do donatário Jorge de Albuquerque, governou de 1596 a 1603, com interrupções determinadas por serviços militares. Veio em dezembro de 1597 ao Rio Grande, chefiando a expedição conquistadora e viajou, por terra para a Paraíba, a 24 de junho de 1598, derrotando os indígenas em vários encontros.

Em 1599 esteve com o Governador Geral do Brasil, dom Francisco de Souza, na Bahia, entendendo-se sobre assuntos do Rio Grande do Norte e, a 11 de junho do mesmo ano, assistiu na Paraíba a celebração de pazes entre portugueses e potiguares. Em janeiro de 1600 está em Natal. Em outubro de 1601 ainda voltou. comandando socorros para defender a fortaleza e a incipiente cidade dos ataques ferozes do “tuixáua potiguar Piragiba, que a trazia de cerco, segundo a narrativa de Antony Knivet.

Extraído do livro Governo do Rio Grande do Norte, 2ª Volume, de autoria de Luís da Câmara Cascudo. Mossoró-RN, Coleção Mossoroense, série “C”, volume DXXXI, 1989.

Observação

Solicitamos aos eventuais leitores que, caso disponham de outras informações que possam enriquecer este verbete, favor encaminhá-las à Fundação José Augusto através do seu Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine-CEPEJUL, situado na Rua Jundiaí, 641, Tirol, CEP 59020-120, ou,





OII!
Registros mencionados

outubro de 1601ID: 31062
Manuel de Mascarenhas ainda voltou. comandando socorros para defend...
Atualizado em 25/07/2025 05:35:28
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.