'Citada por Trump, Brasília tem taxa de homicídios menor que Washington desde 2018; compare - g1.globo.com - 12/08/2025 Wildcard SSL Certificates
2020
2021
2022
2023
2025
100
150
200
203
Registros ()Cidades (0)Pessoas (0)Temas (41)


Citada por Trump, Brasília tem taxa de homicídios menor que Washington desde 2018; compare - g1.globo.com
    12 de agosto de 2025, terça-feira
    Atualizado em 15/09/2025 04:41:17

•  Imagens (1)
  
  
  


Por Fernanda Bastos, Carinne Souza, g1 DF - Citada como exemplo de "capital violenta" pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Brasília tem taxa de homicídios menor que a de Washington desde 2018.

O g1 comparou as estatísticas oficiais das forças de segurança das duas capitais – a Secretaria de Segurança Pública do DF e a Polícia Metropolitana de Washington – em relação ao número de habitantes de cada região.

Nos últimos 15 anos, a maior taxa em Washington foi em 2023, quando a região chegou a 40,4 vítimas por 100 mil habitantes. Desde 2013, o índice vem crescendo na capital dos EUA.

Já no DF, o movimento é de queda desde 2012. Naquele ano, o pico de violência chegou a 31,4 vítimas fatais para 100 mil habitantes. Confira no gráfico:

No último ano completo do levantamento, em 2024:

Brasília teve 6,9 vítimas para cada 100 mil habitantes;Washington teve 27,3 vítimas para cada 100 mil habitantes.Em comunicado oficial, a Casa Branca afirmou nesta terça que, em 2024, a taxa foi a quarta maior nos Estados Unidos.

Também em 2024, o DF alcançou a menor taxa de homicídios em 48 anos.

Importante: fontes distintas podem indicar números ligeiramente diferentes para uma mesma estatística – em razão de diferenças na classificação de um crime (latrocínio ou homicídio em legítima defesa, por exemplo) e nas projeções de população. A tendência registrada no gráfico, de alta ou queda do índice, se mantém nas diferentes versões.

Pronunciamento de Trump

Na segunda-feira (11), ao anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA, Trump usou Brasília como um exemplo de "cidade violenta" e comparou a taxa de homicídios da capital americana com a brasileira.

Segundo Trump, a criminalidade na capital dos Estados Unidos superou a registrada em outras capitais nacionais – além de Brasília, ele citou Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).

"Olhando os números temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima... [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não", diz Trump.

A medida de intervenção federal foi justificada por Trump como uma resposta à "trágica emergência de segurança" na cidade.

Questionado pelo g1, o governo do Distrito Federal reafirmou a comparação dos dados – mas para dizer que Brasília é mais segura que Washington.

O governo de Ibaneis Rocha não comentou o seguinte trecho, em que Trump relaciona as capitais que citou ao longo do discurso aos "piores lugares do mundo":

"Nós queremos segurança em Washington. Você quer poder viver na sua casa ou apartamento e se sentir seguro para ir até uma loja comprar um jornal ou alguma outra coisa. Você não tem isso mais. A taxa de homicídios em Washington é maior que em Bogotá, Cidade do México e em outros lugares que você escuta dizer sobre serem os piores lugares do mundo. [As taxas] são muito maiores", disse Trump.

O que diz o governo do DF:

"Brasília é mais segura que Washington. O que o presidente Trump disse pode ser uma surpresa para muitos, mas é apenas a realidade dos números, baseada no índice mundialmente aceito de casos de homicídios a cada 100 mil habitantes. Em 2024, tivemos o menor número de homicídios de toda a série histórica do DF, medida desde 1977. Foram 6,9 casos para cada 100 mil habitantes, número que nos aproxima dos países europeus. Sim, o Trump falou a verdade: Brasília é mais segura que Washington", afirmou o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar.






Cartas de Datas de Terras (1700 a 1750), vol. IV
Data: 01/01/1937
Página 410 do pdf


ID: 13341


OII!

Relacionamentos
Pessoas (1)
  Donald John Trump

Temas (1)
  Estatísticas

Cidades (1)
Washington, D.C.\EUA



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.