'Estudo reforça presença viking na América antes da chegada de Colombo - cnnbrasil.com.br - 20/04/2023 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
Registros (531)Cidades (130)Pessoas (664)Temas (354)


Estudo reforça presença viking na América antes da chegada de Colombo - cnnbrasil.com.br
    20 de abril de 2023, quinta-feira
    Atualizado em 15/08/2025 23:08:07

  
  


Um estudo publicado esta semana na revista de arqueologia "Antiquity" oferece mais evidências de que os vikings chegaram à América cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

Arqueólogos da Universidade da Islândia coletaram amostras de madeira de cinco áreas no oeste da Groenlândia ocupadas pelos nórdicos entre 985 e 1450, aproximadamente.

A análise da origem do material mostrou que parte das espécies encontradas não é nativa, o que leva à conclusão de que as colônias importavam madeira do norte da Europa e das Américas. Entre as espécies encontradas, estão as cicutas e o pinheiro Pinus banksiana, comuns em países da América do Norte, como o Canadá.

Segundo o estudo, as árvores nativas da Groenlândia não eram adequadas para grandes construções ou para a confecção naval, por isso os nórdicos dependiam de madeira importada.

A origem e a extensão dessas importações, no entanto, permanecem pouco estudadas. Os resultados mostram, também, que enquanto as necessidades da maioria das famílias eram atendidas por florestas locais, as fazendas de elite tinham acesso a madeira trazida de outros lugares.

Para os pesquisadores, essas descobertas destacam o fato de que os groenlandeses nórdicos tinham conhecimento e embarcações apropriadas para cruzar o Estreito de Davis até a costa leste da América do Norte pelo menos até o século 14, segundo reportou a publicação "Science Times".

A variedade de fontes de madeira utilizadas na Groenlândia Nórdica também ilustra a conectividade do mundo medieval do Atlântico Norte, aponta o estudo.

Primeiras evidências

Nos anos 1960, exploradores noruegueses descobriram o sítio arqueológico de L’Anse aux Meadows, no nordeste do Canadá. Nas escavações, foram encontrados vestígios de casas construídas pelos vikings.

Uma das evidências da presença dos escandinavos na área foi o corte da madeira usada nas construções, feito por ferramentas de metal numa época em que os habitantes nativos não dominavam a metalurgia. Também foram encontrados acessórios típicos dos vikings, como a abotoadura de bronze usada em casacos.

Por décadas, os recursos de datação não permitiam estabelecer uma cronologia precisa do material encontrado no sítio arqueológico de L’Anse aux Meadows.

Em 2021, no entanto, um estudo publicado na revista "Nature" mostrou que os vikings estiveram na América do Norte em 1021, ou seja, quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo. A descoberta foi feita a partir de fragmentos de madeira que continham marcas de uma tempestade solar do ano 992.

O fluxo de raios cósmicos aumenta a presença de carbono-14 na atmosfera e, portanto, deixam uma assinatura nas árvores, já que elas absorvem o carbono do entorno.

Nas amostras analisadas, foram descobertos 29 anéis de crescimento formados a partir daquele marcado pela tempestade solar. Cada anel de crescimento numa árvore equivale a um ano, o que significa que a madeira foi cortada em 1021.

A versão na mitologia

As pesquisas corroboram as narrativas mitológicas que relatam a presença dos vikings no continente americano. De acordo com as sagas nórdicas, conjunto de lendas que retratam as expedições dos escandinavos há mil anos, o líder viking Leif Erikson encabeçou uma jornada rumo a territórios na América do Norte, a oeste da Groenlândia.

As sagas têm muitas passagens fantásticas, mas também sugerem encontros de vikings com povos originários do continente americano e descrevem interações entre eles – algumas delas são amigáveis, outras, violentas.






Relacionamentos
Pessoas (1)
  Cristóvão de Colombo (1451-1506)

Temas (2)
  Descobrimento do Brazil
  Vikings




+2023
  Registros531
  Cidades130
  Pessoas664
  Temas354


Registros mencionados

985ID: 31434
Vikings teriam chegado a Groenlândia
Atualizado em 15/08/2025 23:06:16
•  Fontes (1)
  


1021ID: 31435
Vikings estiveram na América do Norte
Atualizado em 15/08/2025 23:10:26
•  Fontes (1)
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!