22 de agosto de 2025, sexta-feira Atualizado em 22/08/2025 13:35:05
•
Imagens (1)
•
•
•
#FOTOdoDIA - 153O TROLINHO DA LIGHT EM VOTORANTIM++++#MarvadãoConteúdoOriginal - Quando eu vim para Sorocaba, em 1965, gostava de olhar de longe para os lados da Serra de São Francisco. Duas coisas me chamavam a atenção: a poeira que subia a partir da fábrica de cimento Votoran, em Santa Helena, e uma fila de luzinhas no alto da serra. Era o ponto mais elevado das "pipelines", as linhas de tubos que desciam morro abaixo até as 4 turbinas da Usina de Itupararanga, montada a partir de 1911 pela Light and Power.
Nos escritos do historiador Aluísio de Almeida, encontrei este registro: "1912 - Luz na Serra no plano inclinado. Vista a 3 léguas. Algo novo na paisagem noturna da serra". A usina de Itupararanga estava em obras, ainda não tinha sido inaugurada, mas a Light and Power havia adquirido a usina de Bernardo Lichtenfels Jr, que já existia junto à cachoeira de São Francisco, que fornecia energia para Sorocaba a partir de 1907. E também para tocar a obra da represa e nova usina.
Ao lado desses tubos, a Light implantou uma linha férrea por onde circulava um "troller" ou "trolinho", que transportava as famílias e também os técnicos. O transporte estava à disposiçao das pessoas que moravam na chamada Vila da Light, próxima à usina, e também da vila que existia no alto, junto às torres de transmissão.
O "trolinho" era também uma atração, uma aventura, um lazer que as famílias curtiam próximo ao trabalho.
Dera Lima, que foi funcionário da usina (que mantém as cacarcterísticas originais) e um dos fundadores da página "Filhos da Light", me mandou várias fotos do "trolinho" e da subida dos trilhos na serra, com famílias felizes passeando nele. O transporte continuou ativo até por volta do ano 2.000. Foi quando o motor queimou e não havia mais quem fizesse a recuperação desse tipo de equipamento. "Tecnicamente, era um troller tracionado por cabo de aço conectado a um motor elétrico lá na Casa de Válvulas", explica Dera.Além de fotos das famílias, estou postando cenas dos tubos e dos trilhos, instalações da usina e restos do trolinho e dos bancos.Morra de saudade.#VéiodeSorocaba #Sorocoisas #Votorantim #Redescobrind
OII!
Memória Histórica de São Sebastião Data: 01/01/1500 01/01/1500
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!